terça-feira, 16 de maio de 2017

Problemas Amarantinos - Os Cães

Problemas Amarantinos - São Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Problemas Amarantinos - Os Cães

Este problema concreto, que hoje convosco partilho, e que eu tenho vindo a acompanhar de há uns tempos a esta parte, não parece ter resolução à vista e, pelo contrário, vai-se agravando a cada dia que passa.
Os fundos do prédio fotografado situam-se a caminho da minha escola, ficando mesmo mesmo nas suas imediações, escola para onde me desloco todos os dias a pé. Inicialmente, confesso, fiquei extremamente preocupada pois olhei para o estenderete pensando que algum sem-abrigo tivesse procurado refúgio naqueles fundos protegidos da chuva. Mas, depois de um olhar mais atento, nomeadamente com recurso ao zoom da minha máquina fotográfica, constatei que se tratava de um ninho de cães e de cadelas, não sei se vadios, não sei se pertença de algum morador que, farto de os ter em casa, para ali os despejou, para aqueles fundos, para aquele pátio de um prédio de habitação social, transformando-o, assim, numa espécie de canil a céu aberto, com condições deploráveis para humanos que passam e têm de gramar o espectáculo e para os próprios animais que por ali vão permanecendo.
Entretanto o número de canídeos vai aumentando numa atracção difícil de conter, invadem ruas e passeios, misturando-se, os cães, alguns de porte muito razoável, com a miudagem, muita, que passa para e da escola, o que poderá ser deveras problemático.
Aqui fica o alerta.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.