quarta-feira, 17 de maio de 2017

Professores em Luta


Professores em Luta

A FENPROF promoveu hoje um Dia Nacional de Luta de Professores. A data não foi escolhida ao acaso e resultou do facto de hoje se discutir, na Assembleia da República, a petição "Respeitar os docentes, melhorar as suas condições de trabalho e valorizar o seu estatuto de carreira", petição promovida pela FENPROF. É que o tempo passa, a legislatura avança e nada da tutela e do governo olharem para a vida destes profissionais congelados, na sua maioria, há mais de uma década e praticamente impedidos de se aposentarem antes de entrarem verdadeiramente em declínio e desatarem por aí a fazerem asneiras.
Podem contar comigo para acções de luta mais robustas. Ou seja, podem contar comigo para fazer, de novo, greve às avaliações, se preciso for.
Já falei por diversas vezes no envelhecimento que se nota a bom notar na sala de professores. Hoje acrescento que esta luta por uma aposentação digna não devia ser uma luta somente dos professores e sim de toda a sociedade.
Quem quer um professor desgastado, física e psicologicamente, por décadas de trabalho com crianças e adolescentes, para os seus filhos ou netos?
Quem quer uma educadora de infância, que me desculpem os educadores!, desgastada, física e psicologicamente, por décadas de trabalho com bebés e crianças de tenra idade, para os seus filhos ou netos?
Olhem, eu não! E como não quero para os meus, é certo que também não o quero para os filhos ou netos dos outros.
E tenho dito.

Professores penduraram bengalas frente a ministério para exigir regime especial de aposentações

Professores penduram bengalas em frente ao Ministério Público como forma de protesto

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.