Aulas - PPT - Plágio - Partilha
Quem acompanha este blogue desde sempre (Fevereiro de 2007) sabe que eu fui/sou
Miss PowerPoint mesmo antes de ser
Menina das Páginas Web.
Entretanto, os anos foram passando e voltando a passar, as minhas primeiras aulas em PowerPoint, para o 7.º ano de escolaridade, datadas do final do ano lectivo de 2004/2005, foram sendo revistas porque eu sou irrequieta como o raio que me parta e o mesmo fiz com as aulas direccionadas para os anos seguintes, do 3.º Ciclo da escolaridade básica, que é o território onde me movo bem de há muitos anos a esta parte.
Hoje, confesso, mantenho orgulhosamente os dois títulos, tendo até por eles um enormesco carinho porque me saíram do lombo em horas incontáveis de trabalho isolado, num tempo em que as editoras tinham zero e não havia praticamente nada de História, em PowerPoint, disponível na Net.
Hoje mantenho estes dois títulos, sem qualquer problema, para além de todos os outros que, garanto-vos, são inúmeros, alguns deles até bem engraçados.
Posto isto, passemos à frente para dizer que o meu trabalho esteve sempre disponível para quem o quis aproveitar, partilhado que foi, desde 2008, numa página web. Mas as aulas estavam codificadas no sentido em que ninguém as podia alterar - as aulas podiam ser utilizadas sem qualquer problema mas, se alguém quisesse ir ao último diapositivo apagar a minha autoria para colocar a sua, não podia.
Bem, não podia não é bem assim porque há gente de uma falta de ética e desonestidade a toda a prova e os meus leitores, que seguem mais atentamente os meus escritos, por certo recordarão o meu choque perante a apropriação, indevida e nojenta, do meu trabalho, feita por inúmeros professores que, por mero acaso, encontrei na net - (re)ver
aqui.
E depois também há aqueles que os usam e que, durante as aulas, fazem de conta que tiveram uma trabalheira danada a construí-los, dando a entender que resultam de trabalho próprio... e depois eu tenho os alunos, escandalizados, a fazerem-me queixa do sucedido... porque eu sou a professora que estou à distância de um clique, porque eu sou a professora cujo trabalho segue sempre o mesmo figurino, imediatamente reconhecível, portanto.
Posto isto, estou a caminhar a passos largos para os 60 anos e jamais serei avaliada com um Excelente... eheheh... muito embora saiba, porque os próprios se encarregaram de mo dizer, escandalizados com as minhas avaliações, que há professores de História portugueses avaliados com Excelente e que usaram os materiais por mim construídos para as suas aulas observadas... o que, confesso, me deixou feliz e satisfeita porque, afinal, o meu trabalho até foi útil para alguém que o soube respeitar.
Este ano lectivo voltei aos 7.ºs anos com quatro turmas e estou, mais uma vez, a rever todo o meu trabalho, a acrescentar as aprendizagens essenciais definidas pelo ME, a ajustar uma ou outra informação, a substituir uma ou outra imagem... e a descodificar por completo as minhas aulas em PowerPoint que se encontram
aqui, como sempre, partilhadas. Até ao Neolítico, inclusive, está tudo pronto... até à próxima revisão, claro!... sendo certo que o trabalho não terminará tão cedo.
Nota 1 - Se eu podia manter todo este trabalho fechadinho a sete chaves desde que o iniciei? Poder podia... mas não seria certamente a mesma coisa e a sua dona não seria, por certo, eu.
Nota 2 - Os alunos, é claro, serão sempre quem nunca se esquecerá de nós... pelos bons ou pelos maus exemplos que lhes deixarmos de herança.