sábado, 27 de abril de 2013

Trabalho - Publicação de Recursos Pedagógicos de História em Powerpoint


Trabalho/Lazer - Barca - Serra da Aboboreira - Amarante
Fotografias de Artur Matias de Magalhães
 
Trabalho - Publicação de Recursos Pedagógicos de História em PowerPoint

Esta é a terceira fase do meu trabalho, muito embora seja a primeira fase visível já que até à publicação das minhas apresentações em Powerpoint tudo fica entre mim e mim, numa primeira fase - a fase em que fotografo, digitalizo, construo o esqueleto, os esquemas, selecciono a informação, as imagens, a animação... com que construo pedra a pedra os meus queridos PowerPoints. Segue-se uma segunda fase em que o meu trabalho fica entre mim e os meus alunos e esta também passa despercebida do grande público.
Depois, quando publico o meu trabalho na Internet, na minha página de recursos, entro na terceira fase do meu trabalho, primeira pública, em que abro janelas múltiplas para o mundo da lusofonia sabendo que as minhas páginas têm seguidores do lado de cá e do lado de lá do Oceano Atlântico.
Mas o trabalho, nesta fase, ainda não está pronto. Hoje foi dia de publicação das duas últimas apresentações em PowerPoint que podem ser consultadas aqui. Falta-me, no entanto, publicar a aula propriamente dita no meu blogue História 3º Ciclo e ainda pesquisar no Tubes um ou outro vídeo de apoio que complemente o estudo aos meus alunos.. e aos alunos que não são meus também... e esta é a quarta fase, segunda pública.
Esta transparência de janelas sem cortinas não é bem entendida por todos, eu sei.
Há quem considere que eu me estou a armar aos cucos, que tenho a mania que trabalho... e que blá, blá, blá...
Aos meus detratores, poucos e maus, diga-se de passagem, respondo com trabalho muito, afincado, determinado, persistente, resiliente... - que se confunde com lazer, que chatice! - e deixo um aviso - nunca me manietarão.
Não assim.

Nota - A foto é de uma abelha... mas podia ser eu... com asas... a voar... a voar...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.