Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Ontem foi dia de ida ao Porto onde já não ia desde Dezembro passado e, confesso, foi dia de choque e de angústia ao deparar-me com uma zona comercial que agoniza e encerra a olhos vistos. Pela Rotunda da Boavista não faltam lojas de rua fechadas ou em vias de fechar e, chocante mesmo foi entrar num Península, por mim frequentado desde a sua abertura, algures por finais dos anos 80?, e deparar-me com inúmeras lojas fechadas, mesmo no piso da entrada onde todas as lojas em frente à porta de entrada estão agora encerradas, sem uma única excepção.... isto para além de todas as outras, muitas, encerradas e espalhadas por todo o centro.
De facto, a classe média - baixa, média e média alta - que alimentava este comércio, está em vias de extinção neste país, extinção decorrente das opções políticas dos nossos governantes que parecem não saber que um país é tanto mais forte quanto mais forte e dinâmica for a sua classe média... e isso deixa-me deveras preocupada.
Depois foi tempo de entrar no Centro Comercial Cidade do Porto e jantar numa Praça da Alimentação quase deserta e assustadora. Quanto aos restaurantes de rua... todos estavam encerrados naquele Domingo à noite de ontem...
Este post vem no seguimento do meu post Amarante/Portugal a Encerrar e insisto no tema porque Portugal encerrará mesmo e poucos se salvarão!, se assim continuar.
Sem comentários:
Enviar um comentário