domingo, 14 de abril de 2013

Vergonha

A Luta Continua - Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Vergonha

Ok. Os alunos do 4º ano de escolaridade têm de se deslocar à sede dos agrupamentos, sempre que a haja... nem sempre a há... para fazerem o exame de Português e de Matemática, dixit ministro Crato, para imprimir um rigor mais rigoroso... desculpem-me o pleonasmo... à coisa.
Dou de barato a logística complicada que esta exigência provoca com a deslocação de milhares de crianças, também por montes e vales, convém não esquecer que Portugal não é só Lisboa!, das suas escolas para as nossas e com a suspensão das aulas nas ditas escolas-sede onde as aulas pararão uma vez que as salas estarão ocupadas pelos alunos do 1º ciclo e os professores do 2º e 3º ciclos estarão de plantão às vigilâncias nos próximos dias 7 e 10 de Maio. Dou de barato tudo isto, afinal estamos num país riquíssimo onde há sempre uma alma pensante que inventa mil e umas maneiras de estuporar mais dinheiro. Dou de barato a importância transcendente, para a avaliação final de um aluno de 1º Ciclo, de um exame que só contará 25% este ano e 30% para os próximos, para a avaliação final e que, portanto!, está bom de ver! com este peso! o exame terá uma importância primordial imprimindo o tal de rigor rigoroso que o ministro Crato tanto deseja.
Dou também de barato que o dito ministro não "incomode" os privados e imprima aqui uma desigualdade de tratamento inadmissível nos dias que correm. Então os meninos e meninas dos colégios privados estão a salvo destas andanças? A que propósito? O tratamento de rigor rigoroso é só para o Ensino Público? E mesmo aqui... não para todos?
O que é isto?

2 comentários:

gena disse...

Esta notícia faz-me lembrar algo.... era o que se fazia quando faziamos o exame de 4ª classe em que tinhamos que nos deslocar das escolas para a sede do concelho Amarante. E quando faziamos o exame de admissão ao liceu iamos a Vila Real ou Guimarães.

Anabela Magalhães disse...

Sim, em tempos da outra senhora...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.