quinta-feira, 11 de abril de 2013

CEF - Curso de Pastelaria/Panificação

Partilha/Troca - ESA - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
CEF - Curso de Pastelaria/Panificação

Já há bastante tempo que não falo sobre estes meus alunos dos Cursos de Educação e Formação aqui no meu blogue e, por isso, hoje volto a eles para contextualizar as duas fotografias que ilustram este post.
A primeira ilustra bolos maravilhosos confeccionados, os castanhos, como quem faz brigadeiros, e os amarelos amarelinhos, quindins de seu nome. A segunda fotografia captou para a posteridade o momento da dádiva/entrega por parte do R, em representação de toda a turma do CEF 2ºB e o recebimento, pelas mãos da professora Margarida, do presente amorosamente realizado por estes alunos que nos encheram de trabalho desde o primeiro dia de aulas e nos encherão ainda de mais trabalho até à conclusão do curso, lá para finais de Julho.
A história desta oferta conta-se em duas penadas.
Ontem visitámos a ESA a convite da professora Eugénia Timóteo... o facebook é excelente para trabalho, para conciliar e programar actividades com os alunos! A visita decorreu no âmbito da Semana das Ciências, ontem dia aberto de laboratórios e em que estava programada uma actividade que tem tudo a ver com o curso que estes meus alunos frequentam, Curso de Pastelaria/Panificação, e que se intitulava Workshop de Gastronomia Molecular e Gourmet.
Vimos os alunos de química da ESA a confeccionar coisas tão improváveis como esparguete de manga, lollipops de tangerina, caviar de framboesa... e experimentámos, claro está, de tudo... eheheh... mais o queijo fresco servido com compota de abóbora ou sal e pimenta... e o mais que eu já nem lembro os nomes.
Os laboratórios da ESA estão um luxinho e, por certo, dará bem mais gozo trabalhar lá agora do que antes das obras de orçamento faraónico, 15 milhões de euros!, a que falta só a terceira e última fase, ao que sei ainda por iniciar.
Depois foi tempo de aceitar o convite da professora Margarida e visitar os laboratórios de Física para de novo os alunos, todos aprumados e de batas impecáveis a condizer com o espaço, fazerem as experiências que iam explicando aos alunos da EB 2/3 de Amarante, todos a familiarizarem-se com os espaços da ESA pela primeira vez.
Hoje foi dia de agradecer os convites simpáticos que estas duas professoras nos dirigiram e os meus alunos do 2ºB, atenção que não foi combinado comigo, surpreenderam-me logo à chegada à Escola com uma caixa de papel recheada com estes maravilhosos bolos que eles confeccionaram em sinal de agradecimento pela extraordinária simpatia com que fomos recebidos por estas duas professoras da ESA. Treinaram para a PAF, guardaram os bolos, e lá fomos num pé e viemos no outro, as duas escolas são praticamente pegadas, entregámos os bolos à professora Margarida, ausente que estava a professora Eugénia, que os recebeu até comovida pela sensibilidade do gesto.
Assim se faz. Estes meus alunos aprendem. Isto não é tudo nosso. Há que cuidar das pessoas, das emoções, há que retribuir, na medida do possível, um gesto de carinho... feito ontem a nós, hoje a vós.

Agradecemos, sensibilizados, as visitas guiadas pelas experimentações que nos foram proporcionadas ontem. Hoje o meu 2ºB retribuiu como pôde e sabe. E já pode e sabe muito!

Hoje foi dia de me deixarem orgulhosa por um trabalho que é feito por uma equipa coesa, liderada pela fantástica, e estoirada de tanto trabalho! professora Ana Isabel Osório, e que se reflecte aqui, hoje, no ponto onde nos encontramos a um mês de iniciarem o vosso estágio.
Por último, não posso deixar de tirar o meu chapéu ao vosso professor de pastelaria, professor Paulo Correia que merece todo o destaque pela orientação e disciplina que imprime nas suas aulas que resultam em bolos e pastéis simplesmente fabulosos como estes que eu hoje tive oportunidade de fotografar.

Nota - Ainda não tenho disponíveis as fotografias da actividade de ontem mas logo que as tenha partilho-as aqui no blogue. Darei novas!

4 comentários:

gena disse...

Obrigada pelas tuas palavras de agradecimento. Gostei muito da vossa visita e do interesse e simpatia manifestada pelos teus alunos. Fiquei sensibilizada com a atitude dos alunos em nos oferecer os bolos confecionados por eles. Amanhã, nós, os professores de Física e Química da ESA, dinamizadores das atividaddes, iremos deliciar-nos com os bolos acompanhados por um chá. Vai ser um pequeno almoço diferente. Obrigada amiga.

Anabela Magalhães disse...

De nada, Amiga! Foi um prazer retornar a uma casa que também já foi minha, irreconhecível... quase!, é certo!
Garanto-te que a actividade foi do agrado da generalidade dos alunos... ainda hoje não se calavam com o que tinham visto e experimentado!
Convida-nos sempre que fizerem estas actividades que têm tudo a ver com este curso de CEF!!! :) :) :)
Bom proveito para amanhã! Depois quero saber novas!
Beijo grande especial para ti e para a Margarida, nossas cicerones por um dia... e para os restantes membros do grupo também!

Unknown disse...

Boas tardes como fazo para entrar num curso de pastelaria

Anabela Magalhães disse...

Boa noite! Na minha escola já não há qualquer oferta deste tipo de cursos.
Lamento.Mas haverá noutras escolas, por certo! Faça uma pesquisa na NET.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.