sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Bom Ano Lectivo Para Todos


Bom Ano Lectivo Para Todos 

Hoje, em dia em que decorreu a recepção aos encarregados de educação e aos alunos no meu agrupamento, e em dia em que partilhei por aqui, por ali e por acolá, um PPT destinado exactamente a servir de guião para esta primeira reunião, não posso deixar de recuperar um velho texto que escrevi neste blogue, no dia 13 de Junho de 2008, por curiosidade, igualmente uma sexta-feira, e que fala da importância da partilha.
O texto continua, em grande parte, actual... mas já não estou a trabalhar na ESA e, confesso, durante estes já mais de dez anos passados, consegui fazer muito trabalho colaborativo com uma boa dúzia de professores/professoras com quem muito aprendi ao longo do tempo, alguns que felizmente me continuam a acompanhar os dias no agrupamento em que continuo a dar o corpo ao manifesto.
Estou-lhes grata por tudo. Eles sabem quem são.
E, posto isto, votos de excelente ano lectivo para todos quantos constituem as comunidades educativas! Estamos prontos para uma nova volta, para uma nova viagem que agora tem o seu início.

Educação e Vida

Hoje posto um vídeo belíssimo com fotografias de um dos fotógrafos que eu mais admiro a nível mundial, e que por diversas vezes já referenciei neste blogue - Gregory Colbert. O texto, em português do Brasil, é sem dúvida muito pertinente ao nível das práticas educativas que precisam, de facto, de novos paradigmas neste nosso século XXI.
Um é a partilha. A partilha do saber, do conhecimento, a partilha das práticas e da experiência, a partilha das emoções. Já falei sobre isto anteriormente e continua a fazer-me confusão a não saída, do que quer que seja, de dentro para fora da sala de aula. Apesar dos riscos envolvidos, eu que o diga que já os senti bem na pele, acredito que a melhoria do ensino passa obrigatoriamente por uma abertura que ainda só desponta aqui e ali, acredito que a melhoria do ensino passa obrigatoriamente por uma partilha generosa, desinteressada e madura que igualmente ainda mal desponta aqui e ali. Da partilha resultará uma enorme evolução profissional. Acredito nisto. Porque se uns fazem bem aqui, outros fazem bem acolá, e é deste contacto com práticas diferenciadas que nasce a inspiração colectiva. Acredito mesmo nisto. E por isso pratico a partilha.
Outro é o não ter medo perante os novos desafios que nos vão sendo colocados, a nós que já temos alguma idade, mas que não podemos estancar no tempo, porque estancar é ter direito ao nosso certificado de óbito precoce em todos os aspectos da vida. Vida profissional incluída. Também acredito nisto. Recuso-me a ser uma professora obsoleta. Mais, recuso-me a ser uma pessoa obsoleta.
O outro é o trabalho colaborativo. Confesso que neste campo as escolas em geral, a minha em particular, não promove este tipo de trabalho. Tanta hora se escoa em horas de Departamento e não há horários para trabalho com os pares, neste caso com o meu grupo de História, o que faz com que cada um trabalhe para si próprio, e para as suas turmas, no mais profundo isolamento. Também não há horários para trabalho entre diferentes departamentos o que faz com que os esforços a este nível sejam isolados, desgarrados e muitas vezes percam eficácia. Eu, pessoalmente, continuo a sentir enormes carências e falhas ao nível das novas tecnologias que vou tentando colmatar, como posso, recorrendo ao meu 112 informático, chamado Helder Barros, que me vai dando uma dicas sobre como fazer isto ou aquilo através do msn, ou mesmo lá na escola quando conseguimos conciliar disponibilidades. Obrigada Helder, obrigada por aturares a melguita! Ou seja, e para concluir, se eu sinto que progrediria muito mais, enquanto profissional e enquanto pessoa, com mais partilha entre nós e mais trabalho colaborativo, outros sentirão o mesmo, não? Aqui fica a pergunta.


Nota - Outras reflexões à volta desta temática da partilha, tão cara para mim, podem ser lidas se clicarem aqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.