domingo, 29 de setembro de 2019

Ainda a Propósito da Descodificação dos PPT das Minhas Aulas de História do 3.º Ciclo

Diapositivos retirados daqui.

Ainda a Propósito da Descodificação dos PPT das Minhas Aulas de História do 3.º Ciclo

Durante todos estes anos, mais de uma década, que levo de partilha das minhas aulas em PowerPoint, inúmeros foram os pedidos dos códigos de cada apresentação com que as bloqueei para prevenir possíveis alterações, que só eu podia fazer durante todos estes anos. Estes inúmeros e insistentes pedidos dos códigos que permitiriam descodificar os meus PPT partiram de colegas que queriam adaptar o meu trabalho à sua realidade e a todos eu fui dizendo que não.
Claro que não consegui travar o plágio e a apropriação indevida de um trabalho que, codificado ou por codificar, é meu, e foi ver gente sem escrúpulos, nem os vou apelidar de professores porque ser professor não é isto, a conseguir, através de programas por certo manhosos, retirar o último diapositivo, o da autoria, e a colocar logo na abertura o seu nome muito escarrapachadinho aproveitando-se ilegalmente de um trabalho que foi, é e continuará a ser muito suado por mim. E foi vê-los a retirar a autoria das fotografias, fotografia a fotografia, que, não sendo 100% minhas são-no na maioria dos casos.
Enfim, cada um é como cada qual mas a verdade é que, também durante todos estes anos, tive inúmeros colegas a entrarem em contacto comigo e a agradecerem-me o meu trabalho partilhado, pais e encarregados de educação a fazerem o mesmo e até alunos, completamente desconhecidos, o que foi sempre muito bonito e gratificante de se ver. Ainda bem que eu pude ajudar alguém!
Agora, não posso deixar de escrever que, pelo facto de decidir agora partilhar o meu trabalho sem qualquer código que impeça a sua alteração, não é por isso que espero menos respeito por um trabalho que foi/é/será sempre meu e que segue o mesmo figurino das minhas páginas de recursos e do meu blogue - negro, branco, uma pitada de vermelho, uma pitada de azul/verde.
A luta continua. Pelo asseio no trabalho também. E pela partilha e respeito que devemos uns aos outros. Nunca desistirei de tudo isto.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.