domingo, 22 de setembro de 2019

Trabalho - Aulas de História em PowerPoint

Centro de Recursos da Sala de História - E B 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Trabalho - Aulas de História em PowerPoint

Hoje recupero um post escrito, neste blogue, em 2013 e que se mantém, no geral, perfeitamente actual. Hoje, tal como em 2013, o meu trabalho continua a passar por estas fases todas... mais umas quantas, quantas vezes ocultas e que eu aqui nem abordo.
Que fique bem claro, as minhas aulas nunca se esgotarão em apresentações em PowerPoint assim ou assado, sempre da minha autoria, moldadas palavra a palavra, imagem a imagem, esquema a esquema... por mim.
E dou um exemplo - As minhas primeiras aulas do 7.º ano de escolaridade também andam à volta de maravilhas, umas originais outras réplicas, em pedra, em osso, em pele, em haste de cervídeo, em tripa, em raiz de silvas, em cogumelo, em madeira, em pigmentos naturais... todas retiradas do armário não vazio da Sala de História... e até em madeixas de cabelos cortadas com um afiadíssimo biface.
E sim, queridos alunos, nada como ver ao vivo e a cores as propriedades do sílex para entender as razões que explicam o seu uso preferencial no Paleolítico, certo?

SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013


Trabalho - Publicação de Recursos Pedagógicos de História em PowerPoint


Trabalho/Lazer - Barca - Serra da Aboboreira - Amarante
Fotografias de Artur Matias de Magalhães
Trabalho - Publicação de Recursos Pedagógicos de História em PowerPoint

Esta é a terceira fase do meu trabalho, muito embora seja a primeira fase visível já que até à publicação das minhas apresentações em PowerPoint tudo fica entre mim e mim, numa primeira fase - a fase em que fotografo, digitalizo, construo o esqueleto, os esquemas, selecciono a informação, as imagens, a animação... com que construo pedra a pedra os meus queridos PowerPoints. Segue-se uma segunda fase em que o meu trabalho fica entre mim e os meus alunos e esta também passa despercebida do grande público.
Depois, quando publico o meu trabalho na Internet, na minha página de recursos, entro na terceira fase do meu trabalho, primeira pública, em que abro janelas múltiplas para o mundo da lusofonia sabendo que as minhas páginas têm seguidores do lado de cá e do lado de lá do Oceano Atlântico.
Mas o trabalho, nesta fase, ainda não está pronto. Hoje foi dia de publicação das duas últimas apresentações em PowerPoint que podem ser consultadas aqui. Falta-me, no entanto, publicar a aula propriamente dita no meu blogue História 3.º Ciclo e ainda pesquisar no Tubes um ou outro vídeo de apoio que complemente o estudo aos meus alunos.. e aos alunos que não são meus também... e esta é a quarta fase, segunda pública.
Esta transparência de janelas sem cortinas não é bem entendida por todos, eu sei.
Há quem considere que eu me estou a armar aos cucos, que tenho a mania que trabalho... e que blá, blá, blá...
Aos meus detratores, poucos e maus, diga-se de passagem, respondo com trabalho muito, afincado, determinado, persistente, resiliente... - que se confunde com lazer, que chatice! - e deixo um aviso - nunca me manietarão.
Não assim.

Nota - A foto é de uma abelha... mas podia ser eu... com asas... a voar... a voar...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.