quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Praia Jurássica de São Bento - Porto de Mós

Praia Jurássica - Porto de Mós
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Praia Jurássica de São Bento - Porto de Mós

A praia, Jazida de Equinodermes do Cabeço da Ladeira, do Jurássico, situada na Serra de Aire e Candeeiros, com uma datação aproximada de 170 milhões de anos, é uma raridade a nível mundial e parece que só tem paralelo numa outra encontrada na Suíça.
Não é muito fácil chegar até ela uma vez que, depois da primeira tabuleta encontrada, que indica a direcção da preciosidade, não voltamos a ver outra nem mesmo quando não era nada óbvia a direcção a seguir. Mas enfim, lá conseguimos chegar ao sítio, às apalpadelas. E o sítio revelou-se escandaloso pelo aparente (?) abandono a que está votado... não imagino desde quando.
A praia foi descoberta em 2003, muito embora tenha sido mais amplamente divulgada a sua existência apenas uma década depois. Não sei o que correu mal, entretanto, para a praia estar, aparentemente(?), literalmente (?) abandonada.
Existe de facto uma tabuleta, com indicações fotografias(?) e explicações mas que já conheceu muito melhores dias e que, com a incidência solar, se tornam quase ilegíveis e a praia, o fundo marinho, que pertenceu a um mar interior de baixa profundidade, situado, à época, perto do Equador, está já com ervas a crescer desenfreadas lá pelo meio. Quanto à protecção e vigilância, que seria suposto existir num local desta importância e raridade a nível mundial... confesso que não vi sinais de nada de nada - com efeito a praia está exposta à erosão, ao vento, à chuva, à geada, à neve, ao sol escaldante e às baixas temperaturas e a amplitudes térmicas que serão, seguramente, medonhas para o espólio em causa, para além do mais, de uma beleza muito rara. E, como se não bastasse, e para além deste problema, que já não é pequeno, a praia está para ali, abandonada (?), à mercê de actos de vandalismo.
A sério, não entendo isto.

Ou estaremos perante simples réplicas?!

Nota - Tanto quanto consegui apurar, alguns fósseis foram de facto retirados para estudo aprofundado, não sei se dois, se alguns mais, mas, no essencial, a praia jurássica mantém-se original.



Pode ler mais sobre esta praia, clicando sobre as hiperligações a vermelho.

https://zap.aeiou.pt/projeto-para-praia-jurassica-de-porto-de-mos-pronto-este-ano-32290

https://nationalgeographic.sapo.pt/historia/grandes-reportagens/287-uma-praia-jurassica-out2014

https://www.publico.pt/2014/01/17/local/noticia/autarquia-exige-contrapartidas-por-retirada-de-fosseis-em-porto-de-mos-1620037

https://www.municipio-portodemos.pt/pages/1291?news_id=279

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.