sábado, 9 de maio de 2009

A Caminho do Lago Irikki

A Caminho do Lago Irikki

Hoje evado-me para o Sul, para uma pista por mim percorrida em Dezembro de 2003 que me deixou saudades.
No dia de Natal desse já longínquo ano, pisguei-me rumo ao Sul que eu amo, ao Sul dos espaços abertos e amplos, ao Sul dos espaços desérticos, do céu azul e sol a brilhar quase permanentemente.
No dia 30 estava em Erg Chegaga, o Erg mais monumental de Marrocos mas simultaneamente o mais inacessível, situado ao Sul de Zagora, mais do que preparada para aí passar a noite, gélida, numa tenda berbere estrategicamente colocada no meio das dunas, abrigando-me nelas. Não é muito fácil chegar a Erg Chegaga e não é fácil percorrê-lo. Aliás esta foi a única vez que o percorri, que o calcorreei, que subi às suas dunas enormescas, que me deitei sobre as suas areias quentes e calorosas onde me aquietei, olhando em redor, em silêncio, absorvendo a enorme energia que se desprende do gigantesco e avassalador deserto do Sahara.
Pelo caminho um bónus ao atravessarmos o fantástico lago Irikki, rodando a grande velocidade sobre um leito de lago seco e absolutamente plano de 36 km de extensão. Lindo!
Hoje partilho esta pista que dá acesso ao lago Irikki. É uma pista de várias dezenas de km, dura e difícil, que isto de chegar aos objectivos não se quer coisa dada e arregaçada.
Perguntei pelo lago Irikki ao Youssef aquando da minha última visita a Ouarzazate. Pois, este ano estava com água e eu não o vi.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.