segunda-feira, 25 de maio de 2009

Nota à Comunicação Social

Nota à Comunicação Social

NA PREPARAÇÃO DA GRANDE MANIFESTAÇÃO DE SÁBADO,
PROFESSORES PROTESTAM E LUTAM AMANHÃ, DIA 26

No próximo sábado, 30 de Maio, os professores e educadores portugueses voltam a desfilar em Lisboa, a partir das 15.00 horas, entre o Marquês de Pombal e os Restauradores.

Este regresso à rua, em que a grande acção convocada pela Plataforma Sindical dos Professores é a Manifestação de 30 de Maio, tem como objectivos principais:

- Exigir que o processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente saia do marasmo criado pelo ME, que se mantém inflexível em relação aos aspectos essenciais, e que, na sua fase final, seja possível introduzir alterações significativas que dignifiquem e valorizem a carreira e o exercício da profissão docente;

- Exigir que o processo de revisão e substituição do modelo de avaliação em vigor se inicie de imediato, decorra num clima de efectiva negociação e que o processo em curso, este ano, seja suspenso, evitando que se degrade ainda mais o clima de insatisfação e conflito que existe nas escolas;

- Protestar, em final de ano lectivo e de Legislatura, pelas políticas educativas impostas pelo Governo que, em breve, cessará funções, cujas consequências têm sido as piores para a Educação, para as escolas e para os professores;

- Exigir, aos partidos políticos, a assunção de compromissos em relação ao futuro e à necessidade de ser profundamente alterado o rumo das políticas educativas, no sentido de salvaguardar os legítimos interesses da Escola Pública e os direitos dos docentes, dignificando e valorizando o seu exercício profissional e a sua carreira.

Com o objectivo de contribuir para a preparação desse grande acto público que será a Manifestação de dia 30 de Maio (próximo sábado), tem lugar amanhã, dia 26, uma jornada de protesto, luta e luto que, entre outras acções, inclui uma paralisação dos docentes nos dois primeiros tempos da manhã (até às 10.30 horas).

O Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira, acompanhará esta acção em Coimbra, na Escola EB2.3 Alice Gouveia, sede do respectivo Agrupamento, encontrando-se nessa escola a partir das 8.30 horas.

Convidam-se os(as) senhores(as) jornalistas para estarem presentes no local.

O Secretariado Nacional

3 comentários:

bugsnaEDucação disse...

Carago, somos ratos ou gente?

Amanhã são só 2 tempos! Alguém vai morrer à fome?

Quanto à manifestação, onde ficou a indignação e a dignidade?

Ah povo que amocha, bem merecedor és da canga!

Beijinhos e força
guapa lutadora

Anabela Magalhães disse...

Subscrevo.
Povo que amocha é bem merecedor de canga.
Beijinhos também para ti, Linda!

solange disse...

Estou com vcs nesta luta. E é já que temos d fazer alguma coisa!
Tenho pena d n poder faltar hj até às 10h, pois começo o dia mais tarde. Tb lamento q só tenha tido conhecimento dessa forma d protesto através deste blog! Penso q a maior parte dos profs n sabe. pelo menos na minha escola n ouvi falar em nada(?). Ou houve divulgação através de outros meios?!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.