sexta-feira, 15 de maio de 2009
Francisco Laranjo
Francisco Laranjo - Galeria de Arte Contemporânea de Fão
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Francisco Laranjo
Francisco Laranjo é um artista plástico português nascido em Lamego, em 1955, e que eu conheço há quase três décadas, já nem sei se de alguma exposição de pintura, ou se através da sua família.
Ao longo destes anos, amiúde, lá o fui encontrando em inaugurações de exposições aqui e ali e até já me aconteceu encontrá-lo em pleno Café-Bar, em pleno Café de S. Gonçalo, aqui mesmo em Amarante, terra por onde passam, mais cedo ou mais tarde, todos os pintores que se prezam por causa do nosso enormesco Amadeo.
Ao longo de todos estes anos fui contactando com a sua pintura abstracta com a qual me senti identificada e à qual fiquei presa desde o primeiro olhar. Passados todos estes anos o meu olhar permanece agarrado às manchas de cor de Francisco Laranjo, especialmente quando essas manchas se espalham a preto, forte, corajoso, determinado, omnipresente.
No passado sábado reencontrei-o na inauguração da exposição do Justino Alves e fotografei-o pela primeira vez, na amena cavaqueira com o C. e a A., sendo que agora que dei em blogger fotografo tudo o que mexe e tudo o que está quieto também.
Aqui deixo a hiperligação do sítio de Francisco Laranjo, para quem estiver interessado em conhecer um pouco mais da obra deste importante Pintor, actualmente Professor Associado da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
"Uma pintura tem de responder, por si só, a uma multiplicidade de interrogações que a ela são dirigidas e, ao mesmo tempo, solicitar tantas outras inquietações quanto a inteligência e a sensibilidade do indivíduo para elas estiver disponível."
Francisco Laranjo
http://www.franciscolaranjo.com/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Olá!
Que "boa inveja" tenho de si... Conhecer estes fazedores de sonhos, realidades e beleza.
Isto porque o espaço físico que eu e a minha querida mulher queriamos abrir na nossa linda Amarante, teria lugar e tempos para criar bons momentos com estes criadores.
Ainda não desistimos de o abrir...
Até breve!
Lourenço
Não desista Lourenço. Aguarde e veja no que isto dá.
Beijinho
Enviar um comentário