segunda-feira, 13 de maio de 2013

Canyoning - Rio Ôlo






Canyoning - Rio Ôlo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Canyoning - Rio Ôlo

O rio Ôlo é um afluente do Tâmega que nasce na freguesia de Lamas de Ôlo, na Serra do Alvão, e que vem por aí abaixo até se juntar às águas do Tâmega, um pouco abaixo da Ponte do Borralheiro, numa extensão total que nem chega aos 35 km. É um rio de montanha, belíssimo, de águas frescas e cristalinas a deixar ver o fundo ora rochoso, ora arenoso, ora feito de calhaus rolados por onde nadam rápidos peixes gordos e anafados, com piscinas de águas baixas entrecortadas por belíssimas açudes, onde pontuam velhos moinhos abandonados.
Nunca tinha entrado no Ôlo até ontem, dia em que me aventurei na prática de canyoning com os rapazes aqui de casa. Na verdade, durante toda a minha infância, adolescência, e mesmo já na idade adulta, sempre fui cliente do Tâmega, sem nunca me aventurar nestes rios pequenos, mas tão belos, que abundam por aqui, pelo concelho de Amarante... basta lembrar um Ovelha, um Carneiro...
Ontem entrei no Tâmega, em Gatão, pertinho da desembocadura do Ôlo, para o subir de peito feito, ora remando a bom remar, ora saltando fora da canoa, arrastando-a, pela impossibilidade de vencer os seus rápidos, pela impossibilidade de transpor remando o seu leito raso de água, pela impossibilidade de vencer e galgar as suas açudes, por vezes altas que nem sei.
O canyoning, subida de um rio vencendo obstáculos, tem vários graus de dificuldade sendo que o nosso foi de dificuldade baixa... eheheh... mas puxado para uma menina de 51 anos que o praticou ontem pela primeira vez na sua já longa vida. A experiência foi maravilhosa e deixou-me extenuada até dizer chega mas de papinho cheio de uma Senhora Natureza que se dá a todos os que estejam preparados para dela usufruírem.
Rio Ôlo, fiquei cliente!!

3 comentários:

Helder Barros disse...

Rio Olo, fantástico!

Anabela Magalhães disse...

Sem dúvida, Helder Barros! Estou cliente! :)
beijocas!

José Lamelas disse...

Olá é sem dúvida um belíssimo rio, contudo as fotografias que exibem não são de alguém a praticar canyoning!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.