segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

E@D - Dia 1 - AFC - "Preservar o Património Ambiental e Cultural de Amarante”

Aula 1 - E@D - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

E@D - Dia 1 - AFC - "Preservar o Património Ambiental e Cultural de Amarante”

Iniciei a segunda vaga de E@D com duas aulas com duas diferentes turmas de 8.º ano e quase sem constrangimentos informáticos - umas falhas muito temporárias de sinal por parte de dois alunos - mas todos conectados à hora prevista, tudo a desligar os microfones quando iniciei a explicação de um trabalho de grupo em que todos trabalharão, em diferentes grupos, o Barroco em Amarante. 

Reencontrei alunos sem máscara... que esquisito mas lindo foi poder ver de novo os seus rostos jovens, serenos e sorridentes... mesmo se à distância e separados pelos écrans dos computadores e mesmo se por breves momentos. 

Confesso que tinha saudades destas aulas seguras e descontraídas que o SARS-CoV-2 nos roubou desde Março de 2020 e que não sei a quando regressaremos. Melhor seriam se fossem presenciais... mas, por agora, teremos estas aulas síncronas que nos manterão em contacto e que hoje serviram para relembrar procedimentos e para orientação de um trabalho colaborativo que já estava previsto mesmo se continuássemos em regime presencial. Agora, depois das orientações fornecidas, segue-se, para eles, trabalho autónomo com a certeza que eu estou por aqui, completamente acessível para os ajudar a resolver alguma dificuldade.

E sim, tal como falámos hoje, o pontapé de saída para este trabalho está dado e colocará professores e alunos a trabalharem de forma colaborativa - professores com professores, professores com alunos, alunos com professores, alunos com alunos. Confesso que gosto disto.

E, entretanto, estamos quase quase a acabar o primeiros semestre... quase quase...

Nota - A salinha de aula virtual foi apenas um mimo para alunos que são meus e que terão de construir as suas próprias escapes rooms lá para o final do ano lectivo.

É que o tempo não me chega para tudo, muito embora eu seja veloz, mas este ano já está por conta do 7.º ano de escolaridade... aqui...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.