terça-feira, 1 de setembro de 2009

Deslumbramento


Alto Atlas a Caminho de Er-Rachidia - Marrocos

Campo Francês Visto do Templo Galo-Romano de Oiseau-le-Petit
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Deslumbramento

Quem passar por este blogue e ler os meus últimos posts sobre a França, ou ainda os mais antigos já devidamente etiquetados sobre o mesmo assunto, poderá rapidamente chegar à conclusão que eu sou uma deslumbrada por este país.
E sou? Sou?! Pois sou, não há que enganar!
Sinto pela França o mesmo encantamento que sinto por Marrocos, muito embora França e Marrocos sejam completamente diferentes entre si, partilhando apenas a extraordinária beleza física de paisagens moldadas pelo Homem ou pela Natureza e, claro está, a língua francesa, falada a torto e a direito também em Marrocos, herança dos tempos de colonialismo que se faz sentir ainda hoje. Felizmente para mim, que não falo o árabe.
Ambos são belíssimos, por vezes quase irreais, mas a França é doce, amena, tranquila, serena, domada, polida e cultivada, enquanto Marrocos é exótico, excessivo, misterioso, inquietante, irreverente, tumultuoso, arrepiante, imprevisível. Ambos acolhedores mas, se a França é um sorriso saboroso e convicto, Marrocos é um arrepio que me deixa a pele a doer.
São as duas faces do meu deslumbramento, em dois continentes muito diferentes, que continuarei a explorar sempre que possível, em viagens mais ou menos demoradas, sem nada marcado, ao sabor da ocasião, do apetite, do vento.

6 comentários:

Em@ disse...

Anabela Maria, :)

Junto estes aos meus outros deslumbramentos!

Já limpaste a tua caixinha de correio? Mando-te as fotos que voltaram para trás, vês e apagas, porque ao pé das tuas são uma vergonha eheheh
Qui pena eu tenho de não ter jeito para a fotografia, 'munina' Anabela. :(

Anabela Magalhães disse...

Já limpei alguma coisa... kakakakaka... se a visses... ai que vergonha... vou ter mesmo de arrumar essa casa!
Manda.
Quanto à fotografia eu tenho a sorte de passar por muitos sítios que se abrem num sorriso para mim... delicioso e irresistível... vai daí é só clicar... kakakakaka

Fátima André disse...

Olá Anabela :)

Bom regresso para ti também à luta e ao trabalho.

E agora vou deslumbrar estes olhinhos por aqui abaixo ehehehe.

Beijinhos.

Anabela Magalhães disse...

Bigada, Fátima.
Tudo de bom!
Beijinho

Passiflora Maré disse...

Belos deslumbramentos!
Bjs

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Passi.
Gosto em revê-la por aqui!
Beijo

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.