terça-feira, 22 de maio de 2007

O guardador de rebanhos (IX)


Home - Erg Chebbi - Sahara - Marrocos
Fotografia de Joana Matias de Magalhães

O guardador de rebanhos (IX)

Sou um guardador de rebanhos
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.
Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto.
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.
Alberto Caeiro

2 comentários:

paulo cerqueira disse...

Gostei muito do poema. Alberto Caeiro e Álvaro de Campos são dois heterónimos de Fernando Pessoa, que transmitiram nos seus textos uma mensagem que expressava um estado de espírito que acompanha muitas obras do autor.
Uma boa escolha.Parabéns

paulo cerqueira disse...

A propósito, do mesmo autor há uma frase que li há uns 15 anos atrás e nunca mais me esqueci. Vê se descobres qual a obra ou o texto aparece em que a frase "come chocolates pequena, come chocolates, pois no mundo não há mais metafísica do que chocolates"

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.