sábado, 26 de maio de 2007

WC


WC - Akakus - Líbia
Fotografia de autor desconhecido

WC - Lago Salgado de Chott Gerid - Sahara - Tunísia
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

WC - Home - Barca - Aboboreira - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

WC

Aqui está, talvez, o maior sacrifício de todos os que temos de estar preparados para fazer quando entramos deserto adentro. O nosso dia-a-dia decorre cheio de mordomias, grandes e pequenas, importantes ou insignificantes, que damos por adquiridas e sobre as quais nem pensamos. Ora aqui está uma mordomia inventada pelo homem, que usamos várias vezes ao dia, e da qual, francamente, sentimos falta quando não temos possibilidade de a termos por perto.
Os WC no deserto são sempre improvisados e o da Tunísia, representado acima, foi mesmo o WC mais sofisticado que encontrei no grande Sahara.
A falta do WC dá muitas vezes azo a situações caricatas como a daquele grupo de mulheres pitosgas, sem óculos e sem lentes de contacto, perigosas no deserto por causa das areias, na noite escura do deserto, que se afastou do acampamento, e que vislumbrando uma pedra esparramada na areia se preparava para fazer chichi... na cara de um dos nossos motoristas!!! Esta cena deu lugar a gargalhadas e mais gargalhadas no acampamento... voltamos a ser crianças, a rir como as crianças! Não me esquecerei daquele som genuíno, cristalino, a ecoar pelos rochedos fantasmagóricos do Akakus!
Ou daquela outra cena em que um de nós, acometido duma vontade súbita de satisfação de uma necessidade fisiológica a meio da noite, se afastou do acampamento e andou perdido, perdido, e ali tão perto, e foi alvo da chacota dos outros porque, curiosamente, era o único posssuidor e utilizador de GPS.
Ou daquela outra cena em que as mulheres do grupo improvisaram um Wc parecido com o da primeira fotografia e o WC se revelou... completamente transparente!!!

2 comentários:

Verinha ' disse...

Não cheguei a experimentar as sanitas de buraco...

Anabela Magalhães disse...

Pois, minha querida, o tempo passa para todos e Marrocos também já não é o que era!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.