sexta-feira, 25 de maio de 2007

Yann Arthus-Bertrand





Sebket Aridal - Sahara Ocidental
Fotografias de Anabela e Artur Matias de Magalhães

Yann Arthus-Bertrand

Yann Arthus-Bertrand é um fotógrafo especializado em fotografia aérea que eu conheço de longa data. Tenho mesmo um dos seus livros de fotografia aqui em casa, no caso "LE MAROC VU D`EN HAUT", publicado pela editora Éditions de La Martinière. O meu livro está até um pouco envelhecido e gasto, tantas vezes o folheei, observei, e me espantei com a qualidade da fotografia, com a beleza dos sítios, que conheço praticamente todos, mas que me continuam a espantar como da primeira vez em que os vi. Os meus olhos repousam frequentemente aqui, no papel, e nos sítios.
Em Agosto do ano passado tive oportunidade de ver, com os meus próprios olhos, uma das paisagens mais fascinantes de Marrocos , o lago Sebkhet Aridal, pertinho, pertinho do "nosso" Cabo Bojador. Só a conhecia deste livro de Yann Arthus-Bertrand e posso garantir que a visão deste lago salgado em regressão, que in loco também se tem de um ponto alto perto da estrada que bordeja o mar e o deserto, é simplesmente sublime e reduz-nos à nossa insignificância.
Aqui vos deixo a hiperligação para o site deste fotógrafo excepcional e maior da fotografia mundial. Vão ver as fotografias agrupadas por continentes. Vão a todo o lado... mas primeiro vão a África, ao interior da barriga da nossa mãe e vejam se não se sentem... at home...
Sou um peixinho dentro de água... azul!
Azul água, azul eu!

2 comentários:

Helder Barros disse...

Oh amiga escorpião azul, vamos trabalhar para a biblioteca, não faz mal, vamos animar aquilo!
Olha, espero que o teu período de conteção, não dure muito... Contidos ficamos muito cinzentos!
A idade ensina-nos a ser mais contidos, mas tu és uma jovem...
Ainda não perfcebi a metáfora do vulcão contido, mas a imagem é muito boa... mas deita, ao menos umas fumarolas; e vamos para a biblioteca; venham mais 5!

Anabela Magalhães disse...

O vulcão contido é mesmo o que vai deitando umas fumarolas... e de longe a longe explode numa explosão piroclástica!... não me cheira a queimanço?...Ops... Vamos mesmo acabar na biblioteca!!!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.