sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Convite - Bicicleta



Convite - Bicicleta

Aqui o deixo, para hoje, sexta-feira, pelas 21:30, no Cinema Teixeira de Pascoaes.

Obrigada pela informação, Manuel Carvalho e Elsa Cerqueira! Sei que para além da presença do realizador Luís Vieira Campos e da actriz amarantina Adelaide Teixeira, contaremos ainda com a presença do actor Miguel Rubim... amarantino de coração...

Passo a transcrever:

"Às 21:30 Exibição da "Bicicleta" (Ficção, 48 minutos, P&B, 2014 ) escrito por Valter Hugo Mãe e realizado por Luís Vieira Campos, e com a presença do realizador e da actriz amarantina Adelaide Teixeira.



BICICLETA_ SINOPSE

“O Bairro do Aleixo, no Porto, é um lugar de mitos onde a sociedade tende a radicar problemas de sete cabeças. No entanto, para tantos que lá vivem, o bairro ergue-se como um lar, o lar de sempre, posto ali ao pé do rio, as vistas largas e generosas, sem maior sobressalto.
Bicicleta parte do conceito de vizinhança e de família, a sobrevivência definida por princípios de alteridade que, no cenário de um bairro tão mitificado, ocorrerá com a naturalidade inevitável ao ser humano. É um filme sobre o lado popular da vida, essa partilha de um espaço que se vai imiscuindo no quotidiano de cada um, criando uma interdependência que propaga notícias e cria situações tanto dramáticas quanto divertidas.
António vê-se subitamente na sorte de ter um emprego pelo qual tanto procurou. Maria, a esposa, desconfiada dos azares, ajuda-o no que pode para que garanta aquele cargo e traga para casa um salário. Entretanto, sustentam ainda a mãe de António, velha e doente que promete sucumbir, e Guilhermina, a filha do casal, que vive iludida com as brincadeiras de criança.
Contando com Blandina, a bruxa do prédio, a família vai-se desgraçando em crenças e má sorte que, acentuando o desfavorecimento laboral, resultam num crescendo trágico.
Gorete, a vizinha que faz negócio montando uma espécie de mercearia a partir da sua janela de cozinha, funciona como a última hipótese de financiamento para combater o cada vez mais inevitável desespero de António e dos seus.
Entre momentos mais difíceis e passagens de um divertido cruel, a história de António é montra para a realidade dos trabalhadores menos protegidos da pirâmide laboral. É uma reflexão sobre o instinto de sobrevivência e a extrema defesa da dignidade que mostra ainda o Bairro do Aleixo como uma cidade vertical, vendo o interior das torres como ruas ao alto, onde a sorte dos cidadãos se resolve tão longe de um Portugal dito convencional.”
valter hugo mãe

E de seguida passamos à Secção Competitiva - Prémio Local com 3 filmes.
"Atracados" de Filipe Afonso     
"Memoriam" de Ricardo Sousa
"Alma Doentia" de Rui Machado

E na Porta 43 / Gatilho – a partir das 23h00 veremos, com um copo na mão, uma selecção de curtas do European Short Films 2015 - fora de competição"

Aqui deixo o trailer da curta "Bicicleta".

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.