quinta-feira, 19 de março de 2020

Teletrabalho - Classroom

Classroom - Serra da Aboboreira
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Teletrabalho - Classroom

Classroom é uma plataforma disponibilizada pelo Google, especificamente para a área da Educação, que permite a organização de turmas virtuais. Aqui podemos alojar o trabalho aula a aula, marcar tarefas, avaliar tarefas, fazer partilhas de recursos… enfim, versátil qb, de fácil trabalho, com um visual apelativo e, muito importante, gratuita.
Surgiu no Verão de 2014 e pouco tempo depois comecei a utilizá-la. Gosto dela. Pelo contrário, nunca gostei do moodle… muito embora também o tenha utilizado.
A transição, por aqui, faz-se de forma suave, mas acredito que para quem não é amante das novas tecnologias esteja, neste momento, um pouco, ou mesmo muito, à nora para entrar em contacto com os seus alunos para continuar um trabalho que agora terá de prosseguir à distância. Mas este esforço terá de ser feito. Pelo Classroom ou por outro lado qualquer, a verdade é que não nos faltam meios para chegar aos nossos alunos.
Eu já comecei … mas com calma! A tarefa 1 é uma repetição de trabalho que já deveria estar feito antes do corona rebentar por aqui.
Com calma, vamos lá! Tentando sempre agregar todos, procurando não deixar nem um aluno para trás… veremos se tal será possível.
Por aqui, por Amarante, estamos a tentar ultrapassar o constrangimento que é a falta de internet em casa de alguns alunos através da ajuda, preciosa, das juntas de freguesia.

Nota - O prazo de realização é dilatado - dia 27 de Março. Não quero alunos stressados nesta fase de calamidade comum.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.