Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Pão e Circo ou Circo e Pão?
A expressão Pão e Circo refere-se a uma política muito seguida pelos romanos, que haveria de contribuir para a derrocada do Império, e que se traduzia em dádivas, de alimento - pão - e de diversão - circo -, a uma populaça que se pretendia assim aturdir, anestesiar, comprar, numa tentativa desesperada de manter a ordem e a segurança, enfim, de manter uma paz absolutamente podre, decadente, deprimente.
Pensaríamos nós que nos dias de hoje tal seria absolutamente impossível de ocorrer... mas... mas... o que pensar de políticos que tentam "comprar" votos descaradamente em troca de electrodomésticos, de bicicletas, ou mesmo de chouriços, e que têm a lata de descer à rua e de se misturar com a populaça em bailaricos foleiros, com música ainda mais foleira, apregoando meia dúzia de patacoadas foleiras, para depois se remeterem ao mais completo divórcio dessa mesma populaça, longe, longe, no recato dos seus gabinetes xpto, com os motoristas xpto, os cartões de crédito xpto e outras mordomias xpto?
Pois! Tantos séculos passados e continuamos neste torpor!
10 comentários:
E podes ter a certeza de que por muito cansados que estejam logo que saiam de ao pé da populaça, tomam um banho bem desinfectado com medo de terem apanhado algum bicharoco. E a populaça ainda pensa que eles lhe fizeram um favor em prestar-lhe atenção.
Porca miséria!
A populaça precisa do seu Clímax...para viver!
E esse é dar um beijo aqui...um abraço acolá...beber um copo com X...bailar com Y...and so on!
De Clímax em Clímax...até à derrocada final!
Que ela vem a caminho.
Olhe a populaça é medieva (no contexto, claro).
Presumo que se desinfectem, Ema!
Porca miséria!
Foi um frisson de campanha, elevada que até meteu dó!
Algo de inesperado? Que nada! Apenas a palhaçada do costume!
Recuperemos, Hélio! Dentro em breve sofreremos outra overdose!
panem circus cristºãos às feras gladiadores ou futebol algazarra de roer o pior ouvido tambores pandeiretas gigantones fanfarra e bandeirinhas e pandeiretas pra não falar de biclitetas electros kits de esférograficas e pente pra pentear macado também dão? papelada de arrazar um amazónia fotos posadas cartazes de mau gosto bigodes de hitler no inimigo publico e kits de ginástica a expensas de câmaras que embora não das antigas... c'est la decadence du grand empire, amie Anabela! Roma, no seu melhor, e B. à perna da justiça...
sabes q meu precedente comment teve censura e tive de adoçar a pílula na parte final ... em câmaras referia a s de concentração e gaseamentos... e o tal 1º da Italy... romana amiga!
C`est la decadence, mon ami!
E o inenarrável de itália é só a cereja em cima do bolo asqueroso!
Vá lá que agora entram em pousio...
Beijinho, Ângelo!
SE me permitires, volto à carga, Anabela:
A tentear completar retrato do irreal real país que temos...
Com quanto ainda avora enviei a postar em comment a portugaldospequeninos
... A propósito de póximo «Ídolos» televisível xxaxxada... tratada hoje em jornal Público...
segue past de txt e link de post
:
«Sociedade do Espectáculo»
(como lhe chamou Debord, Guy)
e no seu pleno melhor!
É de fugir ...
Mas pra onde ...
Pra esconso onde anulemos nossa vontade prória ...
Talvez um caminho para pasmo aéreo ...
Ou eternidade sem. Que é sempre eternidade com.
Estão insuportáveis a oferecer-nos cada vez mais «pentes pra pentear macacos» ainda que saibam que por cá não tenhamos tais macacos de estimação.
Que monopolizaram eles sim self-espelhando-se os ecrâs onde se revêem contentíssimos de seu(s) símios esgares e póses (estudadíssimas) que resultam cómicas -- e até nem dão pra chorá-los.
in
http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2009/10/mais-leituras-ou-os-nossos-idolos-com.html
Eu, outra vez, Anabela, o teu Angelinho, para dar contas da imfâmia agora sob forma de subtilíssima subliminar CENSURA A NET... in
http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2009/10/isto-e-mexico-ou-russia.html
:
Agora até ao postar um comment a anabelapmatias sobre circo e pão ou pão e circo recebo após pedir preview notificação de tags não permitidas a propósito das palavras gaz (associada a câmara(de..) e a propósito de Berlusconi à perna com justiça. Não tarda, e oxalá que me engane, já controlarão ... nosso teclar!
Beijinho, Anabela, e cuidemo-nos amiga que não nos darão pousio ou trégua.
Nós idem e aspas lhes faremos vida negra... a esses diachos.
A putrefacção alastra, Ângelo, ostensiva, sem qualquer pingo de vergonha! :(
Mas que país construímos nós?
Enviar um comentário