segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Trabalho Oculto de Professora em Paragem Lectiva de Carnaval

Trabalho Oculto de Professora em Paragem Lectiva de Carnaval
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Trabalho Oculto de Professora em Paragem Lectiva de Carnaval

Estamos agora em plena paragem lectiva de Carnaval. Por acaso, para mim, de facto e durante este ano lectivo de 2015/2016, esta paragem corresponde apenas a um dia que "gozarei" na próxima quarta-feira. Curioso que o senso comum considere que os Professores têm demasiadas "férias" esquecendo, nesta equação, que os Professores têm "violentos" Trabalhos para Casa" que, impreterivelmente, têm de cumprir sob pena de terem os alunos à perna - Professor(a), já corrigiu os testes?
Nesta paragem lectiva, mais ou menos estrategicamente "colocada" a meio do 2º período, não há como escapar a uma lotada de testes para corrigir. Será este o meu caso nos próximos dias, dia de Carnaval, com tolerância dada a todos os funcionários públicos sendo que muito do privado segue a esta tendência, e dia de paragem lectiva incluído! e o caso de tantos e tantos professores espalhados por este país fora que o meu caso está longe longe de ser único e as actividades de Escola antes desta paragem não permitem, frequentemente, fazer face a este trabalho que exige calma e ponderação. Mas, para além deste trabalho, há toda uma série de actividades e de contactos e muitas vezes de trabalhos burocráticos que giram à volta do nosso trabalho, que, diga-se de passagem, quase nunca acaba, e que o senso comum e muitas vezes a comunicação social não valoriza, não interioriza e que a própria tutela não dignifica.
Estamos em paragem lectiva de Carnaval. Mas, para mim, e para muitos Professores e Professoras deste país, serão dias de trabalho muito intenso. E o dia de Carnaval não fugirá a esta regra.

Bom Carnaval a todos!

Nota - Este post foi inicialmente partilhado no blogue ComRegras.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.