quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Comentários

Comentários

Estes dois comentários abrem os comentários ao meu post imediatamente anterior a este.
Achei por bem dar-lhes o merecido destaque.

Diogo disse...

Vá lá, ao menos este ano ainda não marcaram greves, para depois se queixaram que o programa é extenso.
17 de Setembro de 2009 14:34

Anabela Magalhães disse...

Diogo

Antes de mais nada seja bem vindo a este blogue.
E agora algumas explicações a quem me parece estar a confundir coisas que não são confundíveis.
Vou-lhe dar o exemplo daquilo que conheço bem enquanto professora de História do terceiro ciclo.
Vejamos o caso do 7º ano de escolaridade.
Tenho uma aula semanal de 90 minutos com os miúdos, o que perfaz, na melhor das hipóteses, 34 aulas ao longo de todo este ano lectivo.
Às 34 tenho que retirar uma para apresentação; três para esclarecimento de dúvidas e para testes de avaliação; três para autoavaliação; talvez uma para apoio à Área Curricular Não Disciplinar de Área de Projecto. Por acaso este ano as visitas de estudo estão canceladas por causa da gripe o que me deixará mais uma aula disponível.
Na melhor das hipóteses terei vinte e seis aulas para leccionar matéria durante todo este ano lectivo. Mas se as aulas de sétimo ano forem à terça-feira isso quer dizer que terei de retirar os dois feriados de Dezembro e a terça-feira de Carnaval e aí já só terei vinte e três aulas para leccionar o programa de 7º ano, que é verdadeiramente aberrante para a carga horária em causa. Pode consultar este programa na página do Ministério de Educação. Consulte-o e depois diga-me se o Ministério da Educação está realmente preocupado com a qualidade do nosso trabalho.
Sabe que os meus alunos costumam considerar a carga horária da minha disciplina uma autêntica aberração?
E sabe que há professores que fazem greve, descontam o dia de trabalho no seu vencimento e depois combinam com os seus alunos uma hora extra para a leccionação de matérias?
Pois! É verdade! Somos uns verdadeiros anormais!
E não me consta que noutras profissões haja trabalhadores a fazerem uma destas que não lembraria nem ao diacho!
De referir que apesar do ataque descarado e sem precedentes à minha classe, esta comportou-se com uma dignidade à prova de bala. Todas as manifestações foram marcadas ao sábado, apesar de nós, como vós, termos direito ao nosso descanso.
Mas preferimos assim, para não prejudicar quem? Pois! Lá está! Os alunos!
No próximo sábado lá marcharemos nós, mais uma vez, sobre Lisboa. Só para relembrar que continuamos por cá e que continuamos em luta!
Por isso Diogo, fale do que sabe e se não sabe esteja calado.
No mínimo primeiro informe-se.

1 comentário:

Diogo disse...

De facto, muito bonito o comentário. Mas há que dizer que os livros de História são um pouco ou tanto fininhos, comparados com os do Secundário. Há que preparar desde logo no ciclo os alunos para a vida de Secundário, e futuramente Universitária, bastante mais árduas que as do Ciclo. Quanto às dúvidas e aulas extras, só existem porque há falta de aproveitamento dos departamentos, já que os alunos durante o horário de funcionamento normal da escola enquanto lá estão podem ir ao departamento e tirar as dúvidas que querem, com o professor da devida disciplina, se ele não estiver lá, isso já é falta de organização por parte da Escola em não ter sempre 1 professor por cada disciplina nos Departamentos.

Quanto às 27 aulas para lecionar a matéria, parecem-me ser suficientes para dar um livro de cento e tal páginas, já que no Secundário dá-se livros de 500 páginas como a disciplina de Matemática A, em que se demora bastante mais tempo a avançar nos conteúdos do que em História. São 500 e tal páginas para dar em 3 períodos, com mais de quantos exercícios nas margens do Livro, com um Caderno de Actividades de 100 páginas para fazer e ainda as aulas com testes, testes intermedios, autoavaliação.

Mas uma disciplina semelhante a História, Filosofia por exemplo, é certo que se tem 2x por semana, mas também o livro é o dobro da grossura, e no ano passado ainda nos sobraram 8 aulas para fazer-mos apresentações orais. Tudo é possível, com esforço, dedicação e organização ;)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.