domingo, 13 de setembro de 2009

Relembrando a Tragédia no Tâmega



Tragédia no Tâmega - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Relembrando a Tragédia no Tâmega

O meu/nosso Tâmega continua a espelhar a sua saga trágica, triste, imunda, escandalosa, doentia, criminosa, infligida por terceiros, à vista de todos, e sem que as pessoas com responsabilidades na governação local e mesmo nacional pareçam preocupadas com tão asqueroso assunto, sendo que têm responsabilidades acrescidas no agonizar do meu/nosso rio.
Os meus posts anteriores despoletaram, ao nível da Internet, nomeadamente junto de amigos bloggers, o mais veemente repúdio e multiplicaram a denúncia da miséria de um país que assim trata os seus recursos hídricos.
O Tâmega foi manchete nos blogues Olhares, Olhai os lírios da Campos, ProfAvaliação, CPG, Pérola de Cultura, InformaticaHB, O Mal Maior e...
E voltou à tona e aqui permanecerá, nojento e apocalíptico, até que alguém com poder e responsabilidade se digne mexer o rabinho e justificar o que ganha num qualquer "emprego" público daqueles que dão direito a motorista, ajudas de custo para cá e para lá e outras mordomias assim e assado.
Envergonhem-se então, pelo que permitem no Tâmega!

E é com muita satisfação que informo os meus leitores que, na próxima terça-feira de manhã, a Quercus efectuará em Amarante, na margem do rio Tâmega, uma conferência de imprensa subordinada a tão preocupante tema.

Estaremos atentos.

7 comentários:

susana disse...

Pois é, Anabela. O nosso rio que foi inspiração para a escrita, pintura, para a nossa infância e juventude, agoniza, agora, ante os nossos olhos e impotência. Há 2/3 anos era o cheiro nauseabundo do combustível que envenenava o seu leito. Nessa altura, lembraste(?), denunciei o caso no site da Quercus e da GNR. Culpados??? Agora, novamente, o cansaço de um rio estagnado. E a agravar, a ameaça de barragens a ensombrar um futuro já de si tao frágil! Era obrigatório movimentos de rua, manifestações pacíficas, vigílias, câmaras de tv para obrigar a ouvir o cântico fúnebre de um rio moribundo...Lamento muito!!!

Anabela Magalhães disse...

Também lamento muito.
Lembro-me bem desse episódio que relatas e da tua actuação pronta e decidida.
Chegou a minha vez de espernear e esbracejar.
O rio merecia mais. Merecia melhor.
Vai lá ver com os teus olhos a paisagem dantesca! Garanto-te que nunca mais esqueces o nojo à frente dos teus olhos.
Entretanto soube que já estás ao serviço e assim sendo desejo-te um excelente ano.
E mudando de assunto... será que tu ou o Pedro querem ir connosco à manif de sábado?
Diz-me alguma coisa...
Beijocas

Helder Barros disse...

Anabela tu estás mesmo a fazer mexer o assunto do Rio, não por prazer, mas por vontade de o salvar!
Orgulho-me de ter colegas assim!
Obrigado!

Anabela Magalhães disse...

A minha contribuição é mínima, Helder, feita a partir dos meus deditos que teclam sem se cansarem.
Com efeito não me é possível calar a vergonha. Sei que tu pensas o mesmo. E quem me dera fazer um post sobre o rio como aqueles nostálgicos em que eu nadava entre as cobras do rio! Voltaremos lá? Voltaremos?
Toda a contribuição que pudermos dar é bem vinda.
O rio agradece.
Bjs

bugsnaEDucação disse...

Agradece o rio e nós também agradecemos. Pois que mundo vamos deixar aos vindouros?

Anabela Magalhães disse...

Sabes que cada vez ando mais preocupada com essa do deixar um planeta asseado?
Pois se o que vemos mais são maus exemplos...

Bea disse...

Alguém tem de ter vergonha na cara. Pelo menos ver se esta cambada de ignorantes começa a ver o que anda a fazer e a permitir...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.