terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Mosquita Motoqueira

Auto-Retrato - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Mosquita Motoqueira

Aviso desde já que este foi o cognome com que me baptizaram os meus alunos dos CEF. E sim, precisei de explicações para a parte da Mosquita...
"Professora, todos têm uma alcunha..." eheheheh... disseram-me eles um dia destes, mortinhos por desenbuchar os cognomes dos seus professores e professoras...
"Ai, sim? Que surpresa surpreendente... eheheh... não quero saber as dos outros, sei lá se eles acharão piada à brincadeira... mas então, qual é a minha?"
A cara deles abriu-se num sorriso colectivo, rasgado de orelha a orelha, e lá me disseram que eu, para eles, sou a Mosquita Motoqueira.
Confesso que Motoqueira, ok, eles acham que eu tenho ar de motoqueira, talvez devido ao usual preto, ao cabelo curto, eu sei lá... mas Mosquita?! Como raio se lembraram eles de semelhante baptismo?
"Muito simples, professora, porque a professora consegue ser pior do que as melgas. Porque as melgas ferram-nos, nós sacudimos as ditas e elas voam para longe de nós. Quanto aos mosquitos... eles permanecem agarradinhos à nossa pele e não desgrudam do nosso pé mesmo quando sacudidos! É a professora."
E foi assim que eu acrescentei mais cognomes à minha já muiiiiito extensa lista...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.