segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Petição contra a dissolução da Escola Profissional de Felgueiras

Petição contra a dissolução da Escola Profissional de Felgueiras

Para:Câmara Municipal de Felgueiras

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras

Bruno Emanuel Gomes Mesquita de Carvalho, Vereador da Câmara Municipal de Felgueiras, tendo tido conhecimento que o Senhor Presidente pretende aprovar na próxima quarta-feira (dia 20 de Fevereiro de 2013) a DISSOLUÇÃO da Escola Profissional de Felgueiras (Ensino Profissional de Felgueiras, Lda).

Representando isso o terminar de um projeto iniciado em 1991, que até hoje apenas se lhe pode apontar sucessos, é também uma referência nacional da excelência do ensino profissional.

Esta decisão significará para Felgueiras o fim de uma oferta educativa de excelência, para as empresas do calçado de Felgueiras o fim de um trabalho de parceria que estava já muito consolidado e que em muitos dos cursos permitia que se obtivessem taxas de emprego imediato para os alunos de 100%, e significará também para as centenas de alunos que frequentam a escola, enormes dificuldades para encontrarem formação que lhes permita a sua realização profissional e deixarão de ter uma oportunidade de excelência para o seu percurso académico e profissional.

Não obstante isto, tal como foi referido na Assembleia Geral da Escola Profissional de Felgueiras no passado dia 14 de Fevereiro, esta decisão implicará:

- perda de confiança dos alunos, dos encarregados de educação, dos trabalhadores, dos fornecedores, pois a denominação da EPF passará a ter que incluir "em liquidação".

- perda imediata e irrevogável do Alvará de funcionamento da Escola Profissional de Felgueiras emitido pelo Ministério da Educação.

- perda imediata e irrevogável dos financiamentos já garantidos e em curso.

- perda imediata e irrevogável do acesso às fontes de financiamento.

- extinção imediata e irrevogável de todas as atividades formativas em curso, abrangendo no imediato cerca de 300 jovens em formação inicial e 200 adultos em formação contínua.

- perda imediata e irrevogável da imagem e credibilidade institucional conquistada pela escola ao longo de 22 anos de atividade.

- processos indemnizatórios e compensatórios por extinção de contratos de trabalho com cerca de 50 trabalhadores, que rondarão os 600 mil euros.


Esta petição tem o objetivo de solicitar ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras que não proceda à dissolução da Escola Profissional de Felgueiras por tudo aquilo que ela representa para o Município de Felgueiras.

Peço assim a todos os que não concordam com a dissolução da Escola Profissional de Felgueiras, e que defendem o ensino profissional de excelência, que assinem esta petição.

Os signatários
 
Se concordar, pode assinar aqui. Eu já assinei. Sou a 845.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.