terça-feira, 12 de julho de 2016

Ainda Sobre a Bola e os Portugueses


Ainda Sobre a Bola e os Portugueses

Hoje abri um jornal diário, no caso o JN e constatei que meio jornal, e não estou a exagerar, foi dedicado ao feito alcançado pela selecção portuguesa de futebol que é agora a melhor da Europa, conquistado que foi o título de Campeão Europeu de Futebol, com a vitória na final contra a França.
E lembrei-me de um país que, muito bem, saiu à rua eufórico e encheu praças e ruas e avenidas e esplanadas e vibrou e sofreu e vitoriou uma equipa de futebol que, pela primeira vez na sua história, conquistou o título de campeã de futebol da Europa.
E lembrei-me dos noticiários quase integralmente preenchidos com o futebol para cima e para baixo, o que comeram os jogadores, o que treinaram, o que passearam, o que vestiram os jogadores, o que comeram... acho que até quantos arrotos deram cada jogador... que exagero!... e foi ainda tempo de me lembrar que desejava um país mais equilibrado e ainda mais grandioso. Porque se os portugueses acompanhassem o que se passa na vida política, económica e financeira e mesmo educativa e cultural com o mesmo sentido de pertença com que acompanham o que se passa no futebol... e se saíssem assim à rua para lutar contra quem os deixa a pão e água para alimentar meia dúzia de falcatrueiros...  pois é isso... outro galo nos cantaria, mais afinado, aqui neste rectângulo à beira mar plantado.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.