terça-feira, 26 de julho de 2016

Pintar a Manta Pintando Murais


Mural Pavilhão 4 EB 2/3 de Amarante
Fotografias de Miguel Taxa

Pintar a Manta Pintando Murais

Este mural, que hoje praticamente se concluiu na entrada do Pavilhão 4 da EB 2/3 de Amarante, foi inicialmente concebido pelo Miguel Taxa, acrescentado pelo Antero Pereira com os motivos que remetem para Amadeo e executado e pintado por muitas mãos, de alunos, de professores e até de filhos de professores, transformando o que era uma parede velha e cheia de tralha num mural quente e caloroso que dará as boas vindas aos alunos que serão nossos já a partir de Setembro.
Hoje, em conversa com alunas que foram minhas um dia e que frequentarão o 12º no próximo ano lectivo e em conversa com aluna que jamais foi minha mas que, nem sei como!, sinto minha também um pouco, falamos exactamente da importância destes projectos que se executam e que misturam mãos de profes com mãos de alunos, todas dando voltas à mesma massa com um objectivo comum e que pode ser este, aquele ou ainda aquele outro. Hoje falamos destes currículos ocultíssimos que toda a Escola deve saber manter e incentivar porque aproximam, acolhem, acarinham, amadurecem, enriquecem. As gerações futuras querem-se activas e intervenientes e não pasmadas perante a vida.
O Pavilhão 4 está agora bem melhor do que estava antes. Muito há ainda a fazer, é certo. Mas já não falta tudo. A este mural falta até bem pouco para estar definitivamente terminado. Apenas uns retoques... que serão dados. A tempo de em Setembro estar tudo um brinquinho.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.