segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Da Frustração de Uma Professora


Da Frustração de Uma Professora

E quando aula após aula há alguns alunos numa dada turma que insistem e voltam a insistir em não obedecer às regras estabelecidas para o seu funcionamento e desrespeitam colegas e professores?
É que uma sala de aulas não é propriamente uma feira, tão pouco é um café nem mesmo é, sei lá!, um estádio de futebol ou qualquer outra coisa parecida. Todos nós, ao longo do nosso crescimento, aprendemos a adequar comportamentos e posturas de acordo com o local em que nos encontramos e é claro que o código de conduta dentro de uma sala de aula, para alunos e também para professores, é obrigatoriamente diferente do código de conduta durante uma nossa saída com amigos para uma qualquer esplanada, ou para uma piscina, ou para um concerto de uma das nossas bandas de eleição, ou mesmo para o recreio de uma escola.
Quando sabemos adequar condutas, respeitamos os demais e isso é precioso. Quando temos idade suficiente para sabermos adequar condutas a uma sala de aula e não o fazemos por opção, desrespeitamos profundamente colegas e professores e causamos-lhes danos deliberados e continuados porque impeditivos de um crescimento saudável e harmonioso.
É claro que a obrigação de um(a) professor(a) é ensinar e educar quem ainda assim não está ensinado ou educado. Tentando sempre. A cada aula novas estratégias. Mais ou menos criativas, sabendo bem que ao fundo do túnel haverá sempre luz.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.