O post que se segue foi originalmente escrito e publicado no ComRegras.
Sem dúvida que esta é a notícia de hoje, a divulgação dos resultados do TIMSS - Trends in International Mathematics and Science Study - que compara resultados internacionais de Matemática e Ciências e que nos comprova que não só os estudantes portugueses do 4.º ano de escolaridade conseguiram melhores resultados que os míticos finlandeses, como comprova ainda que, entre 1995 e 2015, Portugal foi o país que mais melhorou no que à Matemática diz respeito.
Clara Viana, no Público de hoje, chama este feito, como não podia deixar de ser, para o título da notícia Matemática: alunos portugueses do 4º ano passam à frente dos finlandeses. Mas, já a Ciências...
"Estes testes realizam-se de quatro em quatro anos. Por comparação a 2011, a média obtida por Portugal a Matemática subiu nove pontos, estando agora na 13.ª posição de um ranking que lista 49 países e regiões, dois lugares acima do que foi alcançado há quatro anos.
Já a Ciências (Estudo do Meio no currículo português), pelo contrário, registou-se "uma descida significativa": menos 14 pontos de média e descida da 19.ª posição para a 32.ª" escreve Clara Viana que aborda ainda a desigualdade de géneros verificados nos resultados de Matemática, desta vez com os rapazes na liderança em Portugal.
É claro que o PSD já veio reivindicar os excelentes resultados a Matemática... esquecendo-se, habilmente, de também reivindicar os péssimos resultados de Ciências...
Público - Clara Viana
Matemática: alunos portugueses do 4º ano passam à frente dos finlandeses
Lusa
PSD chama a si louros pelos bons resultados a Matemática
E ainda no Público
Bons resultados a Matemática mostram que houve políticas eficazes
Sem comentários:
Enviar um comentário