sábado, 26 de novembro de 2016

Amarante Cidade Presépio, a Antiga Rua da Cadeia e as Iluminações (Inexistentes) de Natal

Amarante Cidade Presépio - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Magalhães

Amarante Cidade Presépio, a (Antiga) Rua da Cadeia e as Iluminações (Inexistentes) de Natal

A (antiga) Rua da Cadeia, que actualmente é composta por três ruas - Rua dr. Miguel Pinto Martins, Rua Miguel Bombarda e Rua Teixeira de Vasconcelos... ufa... ufa! tanto nome para rua tão pequena!... - é uma das artérias mais antigas de Amarante, existente já pré-invasões francesas, coisa que não acontecia com a actual Rua Cândido dos Reis, só posteriormente rasgada mais na proximidade do Tâmega.
Acontece que a (antiga) Rua da Cadeia tem vindo a ser sistematicamente discriminada, no péssimo sentido, relativamente à iluminação de Natal que por aqui tem sido inexistente, ano após ano, ano após ano. E esta discriminação, muito negativa, já cansa. Por Amarante, vêem-se já luzinhas por todo o lado, no Largo de S. Gonçalo, na Alameda Teixeira de Pascoaes, na Ponte Velha, na rua 5 de Outubro, na Cândido dos Reis, em Santa Luzia, no Campo da Feira, na Ponte Nova, no Largo do Arquinho... e na (antiga) Rua da Cadeia, coração do centro histórico de Amarante... cadê iluminação?! Pois não a viste? Pois nem eu!
Não sei a quem cabe a responsabilidade da contratação da iluminação de Natal. De qualquer modo, deixo aqui um apelo a quem de direito que me possa ler desse lado. Se Amarante se quer afirmar como Cidade Presépio... que tal deixarem de discriminar negativamente uma das ruas mais emblemáticas da cidade que se esforça de carago para se reerguer do esquecimento a que tem sido votada?
Podem ter a certeza que os moradores da rua agradecem. As associações culturais aqui existentes também. E os comerciantes... bom, estes nem se fala!

Nota - A minha parte está feita. A minha contribuição para Amarante Cidade Presépio já pisca... se eu a ligar. De resto, a rua está como nos restantes dias do ano, ou seja... escura como breu!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.