domingo, 20 de novembro de 2016

Portefólios de História e Memória


Portefólios de História - Estratégias - E. B. 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Portefólios de História e Memória

A memória é fundamental para a compreensão e para a aprendizagem e todos nós já tivemos de memorizar, ao longo das nossas vidas mais ou menos curtas ou mais ou menos longas, gestos, palavras, números, conceitos, regras... cada vez mais complexos.
A memória treina-se. Seja em que disciplina for, o recurso à memória não pode ser posto completamente de lado até porque, se não a exercitarmos, ela pode tornar-se preguiçosa e até traiçoeira... podendo até perder-se para sempre. Mesmo se temos o nosso bom amigo Google sempre à mão de semear e à distância de um clique.
Há memorização que decorre da compreensão de um assunto e há compreensão que decorre de uma ou mais memorizações prévias. Adquirir competências não é coisa isolada da memória. Claro que também pode existir memorização pura e dura... memorização esta muito musculada no meu tempo de estudante em que nós papagueávamos o que os nossos professores ordenavam e ponto final.
Como sabemos, existem vários tipos de memória. Por exemplo, eu sempre tive muito boa memória auditiva e visual. E, por certo, este é um tipo de memória que está presente em quem realizou este portefólio do qual partilho convosco uma fotografia.
Confesso que gosto disto, deste caminho que se percorre de forma colectiva mas que não abafa características individuais que têm de ter o seu espaço para respirar.
E respiram. Associar um pequeno desenho de uma pequena tocha a arder a Homo erectus é uma excelente estratégia de memorização. Revela criatividade, empenho, iniciativa, dedicação, asseio, brio, estratégia, inteligência.
Confesso que gosto disto.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.