sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

O Arejamento das Salas de Aula, a Pandemia Descontrolada, as Orientações da DGS/DGESTE e os Horários Escolares


O Arejamento das Salas de Aula, a Pandemia Descontrolada, as Orientações da DGS/DGESTE e os Horários Escolares

E, em dia em que se regista o maior número de infectados por SARS-CoV-2 de sempre neste país e que se regista igualmente o maior número de mortos por COVID-19, com a pandemia já num completo descontrolo em território nacional, é com espanto que leio as orientações emanadas para as escolas da DGS e da DGESTE afirmando que, face às condições atmosféricas que por cá se fazem sentir, o arejamento das salas de aula pode ser realizado de forma natural durante os intervalos e que dessa forma fica garantida a ventilação e a renovação do ar interior.

Sublinho, nas nossas salas de aula concentram-se 20, 25, 30 pessoas, a maioria sentadinha aos pares por carteira, durante toda uma manhã ou durante toda uma tarde e apenas com um intervalo de 10 minutos pelo meio.

Mas anda tudo louco? Acharão estas pessoas que alunos e professores estão imunes à doença? Acharão estas pessoas que nas escolas não há mesmo circulação do dito cujo? Ou estarão a pensar em "chocar" SARS-CoVzinhos nas salinhas de aula, ajudando, assim, à festa nacional dos números já descontrolados de novos casos a cada dia a superarem os dez mil?

Sei que há escolas onde não existe aquecimento, é do meu conhecimento que há escolas onde existindo aquecimento este não é ligado mas, felizmente, não é o caso da escola onde trabalho e em que o aquecimento está ligado de manhã ao fim da tarde, e bem!, permitindo uma adequada ventilação das salas de aula onde, diga-se de passagem, a cada passo estou a bufar de calor e a tirar roupa do pelo.

Foi o caso de hoje em que cheguei a ter de retirar dois casacos... apesar das janelas basculantes e da porta da sala estarem abertas. 

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.