sábado, 15 de março de 2008


Quase Primavera - S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Quase Primavera

Hoje dei-me ao trabalho de ver o comiciozito do PS, no pavilhão do Académico, no Porto. E dei-me ao trabalho mais por curiosidade lateral. Confesso que estive indecisa em integrar a manif silenciosa de professores que se preparou via e-mail e sms. Mas pensei, decididamente não vou que é dar confiança a mais a estes socialistas que de socialistas só mantiveram o nome e não souberam guardar as práticas. Depois de integrar uma marcha esmagadora e monumental já não preciso de exorcizar mais o meu descontentamento em manifs que podem ser entendidas como uma provocação pelos socialistas e nós, professores, temos de manter o nosso perfil de gente muito paciente, pacífica, moderada, elegante, distinta, discreta que só se manifesta, não perdendo a compostura, quando está já pelos cabelos com a deriva da tutela.
Com sensação de enjoo ouvi o nosso primeiro a discursar e lá o ouvi a apregoar aos berros os muitos que estavam no pavilhão. E rectifica o jornalista que não eram assim tantos e que as pessoas estavam muito espalhadas pelo recinto havendo bastante espaço entre elas. De facto. As câmaras mostram as clareiras na "floresta profunda" socialista. Grandes em quantidade e em qualidade. Indisfarçáveis. Fiquei satisfeita. Agradou-me a punição e não deixei de sorrir.
Agora foi a vez de gargalhar com o comentário de Filipe Menezes que por uma vez esteve bem.
Comentou ele o facto do comício se ter realizado no dito pavilhão onde, segundo Menezes, não cabem mais do que três portugueses desnutridos por metro quadrado e que o próximo comício do PS se realizará em Coimbra. No Portugal dos Pequeninos!
Por uma vez Menezes acertou. Assim será. O poder é sempre efémero. Os políticos tendem a ficar ofuscados pela luz e a ignorar o que toda a gente sabe. O poder é sempre efémero. Quer seja em democracia, quer seja em ditadura.
O poder é sempre efémero... ah, sensação boa... está a chegar a Primavera!

PS - (sem ser PS) - Escrevo esta nota pitoresca no Domingo à noite, já depois de ouvir o professor na sua análise semanal na RTP1. Pois o professor Marcelo Rebelo de Sousa chamou ao comício do PS de comício pindérico. De facto. Foi um comício pindérico.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.