quarta-feira, 5 de março de 2008


Ramiro Marques em entrevista ao Jornal de Notícias
Terça-feira, 4 de Março de 2008

Ramiro Marques

Conheço o Ramiro unicamente da Net. Nunca falei com ele pessoalmente e os nossos contactos foram feitos através do msn e desta coisa fantástica que é a blogosfera, que tem unido professores de Norte a Sul do país, num movimento exemplar de apoio, de partilha.
Ramiro Marques, contestatário deste modelo de avaliação, do tempo escolhido para o seu lançamento e da precipitação com que a tutela o quer implementar pela força, contra toda uma classe docente, tem erguido alto e bom som a sua voz. Acima de tudo, Ramiro Marques tem desempenhado um papel de apoio, inestimável, para toda uma classe docente que se encontra desmoralizada, triste, desiludida, atacada na sua auto-estima profissional, vilipendiada, agredida, insultada.
Temos trocado mensagens. Temos conversado, na medida do possível, nestes tempos tão complicados que ora vivemos e quero deixar aqui o meu testemunho da coragem que dele emana e que é um exemplo para todos nós.
Ramiro Marques é um leão a bater-se por aquilo em que acredita. Ramiro Marques é uma girafa de pescoço bem erguido pois não saberia comportar-se de outra forma. Não saberia comportar-se como um reles verme rastejante, desses que abundam entre nós. Não está na sua maneira de ser.
Ramiro Marques é um ouvinte atento das nossas dúvidas, das nossas angústias e das nossas queixas e tenta apaziguá-las catalisando nos seus blogues informação importantíssima para as nossas carreiras profissionais.
Aqui lhe deixo os meus agradecimentos sentidos pelo papel que tem vindo a desempenhar na sociedade portuguesa, especialmente entre uma classe docente que o respeita e admira.

E dia 8 de Março lá estaremos em Lisboa, de corpo e alma, mostrando o nosso descontentamento, a nossa indignação.

Para ler a entrevista de Ramiro Marques na íntegra é favor clicar em

2 comentários:

Ramiro Marques disse...

Boa noite, Anabela! Obrigado pelas suas palavras, mas não mereço tanto. Se ler o post que acabei (5/03/08) de colocar no blog:
www.ramiromarques.blogspot.com
verá porquê.
Pode crer que tenho recebido muito mais do que tenho dado. O afecto e o reconhecimento são das coisas mais importantes na vida. Aos 53 anos de idade, com 33 de profissão, sempre a ensinar, sempre em contacto directo com a sala de aula, não seria agora que trairia os meus: os professores. Se alguns o fizeram, é lá com eles!
Ramiro

Anabela Magalhães disse...

Boa noite, Ramiro. Nem me agradeça as minhas palavras tão comedidas. Sempre admirei pessoas combativas que vão à luta por aquilo em que acreditam. O Ramiro é sem dúvida uma dessas pessoas que fala e justifica a fala, e que actua em conformidade com o que foi dito.
Como eu gosto e admiro pessoas assim!
Continuarei perto de si, bebendo diariamente nos seus blogues.
Obrigada.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.