domingo, 30 de março de 2008










Mercearia - Mustafá - Ouarzazate - Marrocos
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Mustafá

Conheço o Mustafá e a sua pequena mercearia há um bom par de anos. Pelo menos desde que necessitei de especiarias e produtos diversos para a Feira Medieval, organizada pelo grupo de História da E. B. 2/3 de Amarante, e lhe comprei especiarias a rodos, deixando-o verdadeiramente estupefacto e divertido com a situação.
Pois o Mustafá, passados todos estes anos, continua à frente dos destinos da sua pequena loja, que vende de tudo um pouco, e que é uma das lojas mais concorridas do género, de toda a Ouarzazate.
Desta vez não foi diferente e a clientela é mais do que muita.
Aguardo calmamente a minha vez de ser atendida enquanto o Mustafá me vai deitando olhares e sorrisos cúmplices. Pergunta-me pela familia, se está tudo bem com os amigos que me costumam acompanhar nestas andanças e sorri, sorri muito, de forma tímida e discreta.
E lá me atende, coisa pouca desta vez - canela em pó, canela em pau, hena para o cabelo das amigas que querem tapar as brancas com produtos de origem natural, açafrão...
Tratei mais uma vez de fotografar o interior desta mercearia que me continua a deixar fascinada. São sacos e sacos, perfeitamente alinhados e multicolores, que guardam pimenta verde, branca e preta, canela em pau e em pó, cominhos, cravinho-da-Índia, noz-moscada, gengibre, coríntias, café em grão, açafrão e outros produtos afins, alguns, confesso, completamente desconhecidos para mim.
Aproveito para encher o olhar, para reter os cheiros misturados de todos aqueles produtos que me enchem os olhos e me aquecem a alma.
Bons estes reencontros em terras distantes.
Obrigada, Mustafá.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.