domingo, 2 de março de 2008



Galeria Fernando Santos - Porto - Portugal
Fotografia de Artur Matias de Magalhães



Miguel Bombarda - Porto - Portugal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Miguel Bombarda

Ontem tinha previsto embarcar para a Barca. Para descontrair, mergulhando de cabeça na natureza e no silêncio. Mas eis que toca o telemóvel e é o Renatinho que nos convida a irmos à inauguração colectiva das galerias do Porto e para jantar em casa dele!! Como recusar um convite do meu amigo conversador por excelência? Mudança de planos. Em vez de embarcar para a barca embarquei para a Miguel Bombarda. Em vez de calma e silêncio, música e agitação, de gente bonita que entra e sai nos sucessivos espaços de arte da Miguel Bombarda. Uma rua animada, que ontem tinha um cheirinho de movida madrileña de que tanto gosto. Gente nova, gente mais velha, tudo misturado, entrando e saindo, e absorvendo novas tendências das inúmeras galerias que ali se encontram concentradas.
E foi tempo de seguir para o apartamento provisório do Renato e da Tuxa, onde nos sentamos à volta duma mesa e discutimos o Estado da Nação. A conversa também girou à volta da contestação dos professores às actuais políticas para a Educação. Felizmente estava entre uma elite intelectual do país, tudo gente licenciada e mestrada e sei lá mais o quê, que tem os seus filhos a estudar em escolas públicas e que tem uma belíssima opinião da maioria dos professores dos seus filhos. Aí reside a nossa força. Sermos profissionais responsáveis para podermos exprimir-nos livremente contestando o que está mal. A conversa, por vezes acalorada como é típico dos povos latinos, durou até às quinhentas. Conclusão final. Portugal tem um deficit gravíssimo a resolver urgentemente em dois sectores - Educação e Justiça. Os outros problemas de que o país enferma, e que são muitos, serão ultrapassados por arrasto, à medida que estes dois forem sendo resolvidos.
Foi uma noite boa. Agendamos, ainda muito no ar, a descida do Tâmega em rafs. A combinar lá para depois da Páscoa pois estamos já com saudades dum programinha que nos aproxime a todos, embrenhados que andamos nas nossas vidas profissionais cada vez mais malucas.
Assim será feito.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.