segunda-feira, 31 de março de 2008


Powerpoint
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Preparação de Aulas

Ontem foi dia de deixar verdadeiramente escandalizada a minha sogra, que foi professora em tempos que já lá vão, por causa da minha preparação de aulas.
E passo a explicar.
Ontem à tarde fui trabalhar para casa dela, enquanto lhe fazia (pouca) companhia, numa apresentação em powerpoint de que precisarei não tarda muito. Levava já todas as imagens digitalizadas numa pen-drive e a apresentação já alinhavada.
Iniciei o trabalho às 16:30 e larguei-o, sem interrupções, já passava das 20:00. E estou longe de ter a apresentação terminada que me vai dar para leccionar apenas uma aula de 90 minutos.
A minha sogra, que já me tem ouvido falar das apresentações que faço para as minhas aulas, ainda me foi perguntando já escandalizada "Como consegue estar tanto tempo seguido sentada? Tanto tempo para preparar uma aula?"
A verdade verdadinha é que nunca lhe passou pela cabeça que isto fosse assim. Mas é.
Fiz-lhe ver que o trabalho já ia adiantado quando me sentei. Fiz-lhe ver que o trabalho não está ainda terminado. Fiz-lhe ver que a minha velocidade a elaborar apresentações hoje em dia é muito superior à velocidade inicial de quando iniciei este trabalho de preparação das aulas desde o 7º ano de escolaridade ao 9º utilizando esta ferramenta de que gosto particularmente.
E foi assim que deixei a minha sogra verdadeiramente escandalizada com o tempo gasto na preparação duma mísera aula de 90 minutos.
"No tempo em que eu era professora não era nada disto".
Pois não.
E ainda vou ter de elaborar planos aula a aula?
E se não me chegar o tempo para preparar a aula propriamente dita? Chego à aula e dou aos meus alunos o Plano?
Dou-lhes o Plano?!

Nota - Durante a elaboração da próxima apresentação em powerpoint contabilizarei o tempo, imenso, que dura a realização da mesma e aqui darei conta do facto neste blogue.
Para que eu saiba.
Para que se saiba.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.