quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

És a Minha Onda


És a Minha Onda - 2010
grés,cozedura a 1100ºC, forno a lenha
200x1300x8cm

És a Minha Onda

A obra de arte em cerâmica, de Sofia Beça, intitulada a "Onda", a verdadeira, encontra-se exposta no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, aqui mesmo em Amarante e a ilustração deste post é apenas uma digitalização do catálogo que se encontra à venda no nosso Museu.
Impossibilitada de assistir à inauguração da exposição "Escultura Cerâmica Hoje: 5 Autores Portugueses - Cecília de Sousa, Heitor Figueiredo, João Carqueijeiro, Sofia Beça e Virgínia Fróis", visitei-a logo que se abriu uma aberta no meu céu, o que aconteceu ontem, pela manhã.
Confesso que ia com curiosidade, aguçada por comentários desfavoráveis que ouvi de quem a visitou no sábado.
Nunca me guio pela opinião dos outros. Construo a/as minha/as olhando, vendo, interiorizando, assimilando, aderindo... ou não. Felizmente funciono assim desde que me conheço e confesso que não me lembro nunca de ter algum dia emprenhado pelos ouvidos, para usar uma expressão muito em voga aqui pela minha zona.
Visitei-a demoradamente, à exposição, apreciando texturas, nuances de cores, matérias diferenciadas, formas mais ou menos inteligíveis, mais ou menos fáceis, mais ou menos conceptuais. Confesso que gostei muito da globalidade das obras apresentadas, mas amei particularmente a obra do João Carqueijeiro e da Sofia Beça.
Talvez recupere a minha máquina fotográfica, a compor na Invicta, sim, ando orfã dela, a tempo de fotografar aquele Claustro povoado de esculturas majestosas, dignas, verticais, sólidas, coloridas em tons ocres, confiáveis, quais pilares desafiando o céu a que aderi por completo e pelas quais me apaixonei.
Impossível para mim não voltar lá.

Para quem estiver interessado na informação, a exposição estará patente no Museu Amadeo de Souza-cardoso até ao dia 20 de Março de 2011.

4 comentários:

www.angeloochoa.net disse...

'Miga Anabelinha:
João Carqueijeiro foi um dos muitos meus alunos que me passaram por Setúbal, e para mais, pertenceu a um famosíssimo 5º/F, que vezes muitas celebrou pertença de meu pobre coração.
P.s. Mandei fotos de Ireni com um dia de vida, maravilha demasiada para toda a vida minha que me reste.
Beijinhos 'Miga! De Miramar até Amarante.
P.S. 2 NÃO ESTAMOS NA TUNÍSIA MAS PARECE...
Ochoa

Unknown disse...

Bonita "onda" ... posso levá-la?

Anabela Magalhães disse...

Desconhecia por completo essa sua ligação com o João Carqueijeiro, Ângelo! Não sei se ele esteve presente na inauguração a que, infelizmente, estive impedida de assistir.
Agora vou espreitar Irene...
Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Mas é claro que sim, Black.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.