domingo, 23 de janeiro de 2011

Reencontrar o H


9ºH - Última Aula de História - ESA
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Reencontrar o H

Foi uma noite feliz. Porque, para além de tudo o que já ficou escrito, ontem à noite tive a oportunidade de reencontrar os meus queridos alunos do H, que acompanhei do 7º ao 9º ano de escolaridade.
Por isso ontem foi tempo de recordar momentos cúmplices, Um Maravilhoso Mundo Novo que se abriu para todos nós, para mim que cresci com eles na ESA, para eles que cresceram comigo vindos directamente da Escola onde agora me encontro a leccionar a outros, sempre novos, sempre novos a cada ano que passa, numa renovação constante e quase vertiginosa que me obriga a uma adaptação imparável.
Ainda os nomeio a todos. Que felicidade rever o Eduardito, agora crescido e namoradeiro. E a Francisca, ai os seus cadernos... que trabalheira fazer tudo de novo. E o Mário com os seus belos caracóis loiros agora mais alto do que eu. E a Sara, agora estudante no Colégio de S. Gonçalo que eu vou espreitando no facebook. E a Diana, aquela que um dia ainda vai amar répteis. E o Carlos, malandro, agora um belíssimo rapaz que ainda conserva uma ponta de pronúncia estrangeira. E o Leonel, uma elegância de moço, inseparável da sua mochila. E o Ricardo, adulto e revelando uma maturidade muito além da sua idade... sempre assim foi. E o Francisco, o Xico, de quem eu tinha perdido o rasto e que permanece tímido por entre o seu cabelo loiro que eu recordo bem. E a Andreia que me recordou... não, não vou contar tal pecadilho, não te preocupes. E o José Luciano, o Poeta já amplamente referenciado neste blogue.
Com todos conversei longamente. Falámos sobre a Leonor, recordámos as Marias, o Hugo, o Zé Pedro... ausentes a Joana, o Zé Diogo, o Rolando, a Beatriz, a Mónica, o outro Ricardo, a Sabina, a outra Sara, a Rita...
E falámos sobre as aulas. Sobre as aulas de História. Sobre tempos felizes passados dentro da ESA, dentro do Pavilhão A, eu carregando aparelhos às costas, carregando a tecnologia que os iria prender, definitivamente, à História e a mim.
Eles foram as minhas cobaias e guardam memórias da felicidade dessa experiência. Eu guardo memórias da felicidade que foi tê-los. Ajudaram-me a suportar o resto.
Obrigada, alunos meus.
E gargalhámos juntos, desenrolando memórias de professoras que pareciam ceguinhas com os seus óculos de sol e que jamais mandaram qualquer um deles para o NAE... apenas porque eles não precisaram... e relembrámos a visita de estudo a Tongobriga e o primeiro trabalho pedido no 7º ano... tão mau que eu esqueci... e os desenhos da Andreia e companhia... e gargalhámos e as nossas gargalhadas ecoaram naquele espaço que foi a Minha Escola um dia e que continua povoado de mim e deles.
Obrigada, alunos meus.

E estamos combinados. Quando os dias crescerem voltaremos aos reencontros. Voltaremos aos reencontros antes de abandonarem Amarante. Não pensem que se vão escapulir assim... de qualquer maneira...

Nota final - Deixo beijinhos também aos meus alunos do F e do G que por lá vi espalhados... não vos esqueço, também.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.