quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Não, Não É na Tunísia


Foto 6

Foto 5

Foto 4

Foto 3

Foto 2
Foto 1

Não, Não É na Tunísia
CAROS COLEGAS - PARA MÁXIMA DIVULGAÇÃO:

Breve relato dos actos de repressão policial de ontem, 18 de Janeiro de 2011

Já após o Plenário ter terminado, cerca das 16h30, e quando os manifestantes tentavam abandonar o local, a PSP estabeleceu um 2º cordão policial, com cerca de 30 agentes, impedindo os trabalhadores e trabalhadoras de se deslocarem livremente para suas casas.
Estes, vendo inedita e arbitrariamente coarctada a sua liberdade constitucional de circulação, naturalmente, ignoraram a ordem ilegítima e forçaram o cordão, desfazendo-o. Seguiu-se a reacção violenta da força repressiva, com empurrões, bastonadas e pontapés a manifestantes, incluindo alguns já caídos no chão - entre os quais mulheres (!) - e até um disparo efectuado para o ar.

A somar a estas violências, a detenção de dois dirigentes sindicais, um deles professor, o Marco, do SPZS, algemados, introduzidos à força num carro-patrulha e conduzidos à esquadra do Calvário, como vulgares criminosos de delito comum, para estupefacção e revolta de todos os presentes.

Entretanto, alertados, compareceram solidariamente no local da concentração alguns deputados com destaque para Bernardino Soares, o primeiro a chegar.

Depois de algumas intervenções de dirigentes sindicais e deputados, mais de uma centena de manifestantes teimou em não arredar pé do local, gritando palavras de ordem como "Ninguém sai daqui", "Fascismo nunca mais" e "O povo unido jamais será vencido", exigindo a libertaçao imediata dos detidos.

Esta libertação veio finalmente a concretizar-se cerca de quatro horas depois, pela acção de advogados dos sindicatos, não obstante os sindicalistas terem recebido ordem para serem presentes ao tribunal Campus Justiça, na zona Expo hoje, dia 19, pelas 10h00.
É pois necessário uma presença solidária de todos aqueles que defendem as liberdades e os valores do 25 de Abril, hoje de manhã em frente daquele tribunal.
O dia 18 de Janeiro fica assim assinalado a negro. Um aviso para os mais distraídos, os que já esqueceram as pidescas "visitas" policiais às escolas antes das grandes greves de professores, a infiltração de polícias à paisana em plenários sindicais ou a inflexibilidade dos Governos Civis perante comunicações de manifestações.
Eis a repressão policial no seu "melhor", obedecendo a ordens emanadas do MAI do Governo Sócrates, que nos faz relembrar a todos como o mês de Abril já está distante, pela acção nefasta desta gente. Gente, que urge correr, pela força da luta dos trabalhadores e do povo português, quanto mais cedo melhor.
NÃO À REPRESSÃO! PELAS LIBERDADES CÍVICAS!
25 DE ABRIL SIM, FASCISMO NUNCA MAIS!
A LUTA CONTINUA!
PS: Um abraço solidário, em primeiro lugar aos sindicalistas alvo de detenção arbitrária, depois para todos os presentes que ontem exerceram os seus Direitos Cívicos com risco da própria integridade física e da liberdade.
Paulo Ambrósio (membro da Coordenação da Frente de Desempregados do SPGL/FENPROF e Sofia Barcelos (membro da Comissão de Contratados do SPGL/FENPROF - presentes no Plenário da Frente Comum de dia 18 de Janeiro de 2011)
VÍDEO DA REPRESSÃO:
O pedido de divulgação chegou-me via e-mail, a pedido do Paulo Ambrósio. Aqui fica, mais uma vez, o registo da vergonha.
A Luta Continua. Ontem. Hoje. Sempre.

3 comentários:

Unknown disse...

Amarante, 19 de Janeiro de 2011

As eleições presidenciais realizar-se-ão no próximo Domingo, dia 23 de Janeiro. Uma das grandes temáticas defendidas pelos candidatos é a protecção das igualdades sociais, numa luta contra a corrupção e a promoção da justiça portuguesa.
Não obstante, a Câmara Municipal de Amarante demonstrou não ser capaz de gerir as igualdades dos seus eleitores.
Costuma ser hábito as juntas de freguesia através da realização de assembleias de freguesia elegerem mediante a sua representatividade nomear mediante conversa prévia com os interessados, os elementos que constituirão as mesas de voto em dia de eleições.
Por ter conhecimento directo do caso acho que deve ser denunciado ao mais alto nível, cabendo à oposição e aos órgãos de justiça apurar até que ponto o que se passou nesta cidade é legal ou não.
Pois bem, segundo fonte próxima à Câmara Municipal e após a consulta das listas disponibilizadas na página da internet em http://www.cm-amarante.pt (secção eleições presidenciais), fiquei a saber que este ano, as «tradicionais listas que os sr.s presidentes de Câmara levavam para serem comunicadas, este ano tiveram como destinatário o lixo, sim o lixo, e porquê? Segundo a mesma fonte o Sr. Presidente de Câmara, Dr. Armindo José da Cunha Abreu deliberou que independentemente dessas listas comunicadas, quem ficaria à frente das mesas seriam as mesmas pessoas que estiveram nas eleições autárquicas e legislativas, em Outubro de 2009.
Ora, em primeiro lugar está a ser violada um princípio fundamental da Constituição da República Portuguesa, o livre acesso a bens comuns, ou seja, sendo a prestação de serviços paga, não faltariam candidatos ao lugar, 2.º lugar e segundo a mesma fonte, neste período de tempo, houve cidadãos que mudaram de residência e que por conseguinte mudaram o seu local de recenseamento.
Mediante esta situação que é grave, levantam-se inúmeras questões que só o actual executivo poderá dar resposta:
1) Quererá o Dr. Armindo manter os membros por algum motivo especial?
2) Não terá havido tempo para a preparação das novas listas?
3) Ter-se-ão esquecido das eleições presidenciais?
4) Será legítima esta decisão?
5) Afinal onde está o Estado de Direito?

Conto com a vossa ajuda para denunciar esta situação e acima de tudo repor a verdade perante os cidadãos que elegeram o actual executivo camarário, sendo seu presidente e responsável máximo, Dr. Armindo José da Cunha Abreu.

Cumprimentos,

João de Carvalho

Anabela Magalhães disse...

João, amanhã passo a tua denuncia a post. Hoje ficaria perdida nas postagens...
Não me agradou o que li. Vou ver o que posso saber e fazer.

Anabela Magalhães disse...

Denúncia, é claro!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.