quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Uma Quase Rebelião à Conta da Sala de História

Centro de Recursos e Sala de História da EB 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Uma Quase Rebelião à Conta da Sala de História

A minha turma do 7ºB foi hoje protagonista de uma inesperada quase rebelião, no bom sentido claro está!, à conta da Sala de História da EB 2/3 de Amarante.
É certo, a Sala está um miminho, muito confortável visualmente, com uns armários que volta e meia se abrem para soltar o seu recheio de peças múltiplas e variadas, a esmagadora maioria réplicas de peças compradas por esta professora em museus espalhados pelo mundo, outras ofertas de amigos e até de alunos, outras ainda por mim apanhadas que eu sou uma recolectora, já o afirmei em tempos que já lá vão neste blogue, o que faz com que eu veja os restos de uma zona de talhamento de sílex onde outros vêem apenas um amontoado de pedras espalhadas pelas areias do Grande Sahara.
Entretanto, a Sala de História, que é alvo de um plano de intervenção feito de pequenos mas consistentes passos, enriqueceu-se este ano lectivo com três vitrinas maravilhosas colocadas ao fundo da sala e que servem para expor trabalhos dos miúdos, recortes de revistas e jornais, postais... e, sim, procuro que nunca faltem as flores na sala... para nos adoçarem os dias de trabalho lá pela Escola.
A história de hoje conta-se em duas penadas. Tenho quase sempre aulas na Sala de História... o que quer dizer que não tenho sempre, bem entendido! Neste primeiro período pedi para trocar um bloco de 90 minutos semanais com outra professora de História lá da Escola, que lá leccionava um 9º ano, para não ter de carregar as minhas peças de um lado para o outro, principalmente neste primeiro período, feita uma carrejona de peças que integram o Centro de Recursos de História.
Hoje desfizemos a troca e foi ver os meus alunos verdadeiramente tristes por abandonarmos o "nosso" ninho... "Ó professora, por que saímos da "nossa" Sala de História?" "Ó professora, mas tem mesmo que ser?" Ó professora, mas não podemos trocar outra vez?" "Ó professora... " e eu lá lhes expliquei que a Sala de História também é de outros meninos e meninas da EB 2/3 de Amarante, que dela usufruem tal e qual eles.
Mas os alunos ficaram tristes, eu sei... tristes como a noite, eu sei, porque a Sala de História é agora, talvez, a sala de aulas mais agradável de toda a EB 2/3.
Pelo menos para nós, que dela usufruímos.

Nota - Com tempo, poderíamos intervir Sala a Sala, personalizando-as de acordo com as disciplinas aí leccionadas. Aí a EB 2/3 ficaria um must de conforto e sem precisar de qualquer intervenção da Parque Escolar.

1 comentário:

Unknown disse...

Muito bonitas as fotos. Só uma dúvida: depois de tanto trabalho, porque continuam os alunos sentados de costas uns para os outros? Estão zangados entre si?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.