quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Visita de Estudo - Museu Amadeo de Souza-Cardoso - 9ºD


 
Visita de Estudo ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Visita de Estudo - Museu Amadeo de Souza-Cardoso - 9ºD

Continuo empenhada em dar cumprimento aos objectivos que norteiam o Projecto História em Movimento, contribuindo para a abertura de horizontes, neste caso artísticos, aos meus alunos, agora no 9º ano de escolaridade. O pretexto para a visita de estudo que decorreu hoje foram as vanguardas artísticas surgidas nos inícios do século XX - Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, Abstraccionismo - já abordadas em contexto de sala de aula.
Ora, depois disto, nada melhor do que calcorrear o casco antigo da sempre bela cidade de Amarante, hoje inundada de um sol quente e radioso, propositadamente encomendado para nós, e entrar num dos melhores museus portugueses de arte contemporânea, o nosso muito querido Museu Amadeo de Souza-Cardoso.
É sempre com tristeza que observo dedos no ar quando pergunto - "Quem nunca foi ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso? Quem nunca viu ao vivo as obras de Amadeo? - facto triste mas recorrente, ano após ano constato que há imensos miúdos amarantinos desconhecedores de um equipamento, de qualidade excepcional, que existe também por eles e que lhes pertence por direito. Se, por um lado, este facto me deixa triste, por outro, alegro-me com a possibilidade proporcionada agora aos alunos de olharem e verem, de pensarem sobre a importância da obra deste artista não só no contexto local, mas nacional e até internacional.
Só amamos o que conhecemos, certo? Pois, é certo, e é obrigação da Escola, abrir janelas, abrir portas, abrir horizontes e isso é infinitamente mais eficaz se for feito, sempre que possível, sempre que pertinente, em saídas de campo, como eu gosto de chamar às visitas de estudo feitas ao precioso património local.
A aula foi um êxito e muito deste êxito deveu-se à nossa guia por uma boa parte da manhã, Dr.ª Teresa Paiva, que nos conduziu tão entusiasmada que quase não nos deixava sair do museu!
Obrigada, Drª Teresa Paiva, pela amabilidade, simpatia, entusiasmo e conhecimento partilhado!
Mais uma vez! É que tínhamos esta visita agendada desde a Reconstituição das Invasões Francesas em Amarante, não é assim?

Aproveito a oportunidade para partilhar com os meus leitores um excelente programa sobre Amadeo!
Vejam-no! Tentem compreender esta força da natureza tão à frente do seu tempo.
Interessam-me as suas palavras.

"Os meus destinos só estão bem comigo - ou por eles trinfo ou por eles sou esmagado."


Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.