sábado, 28 de dezembro de 2013

Motivação Docente

Motivação Docente

Acredito que a motivação docente, fruto das políticas de hostilização visando o corpo docente implementadas por MLR e NC, esteja pelas ruas da amargura.
Hoje amplio este pedido de colaboração feito por João Viseu. No final veremos se o resultado deste inquérito será, ou não, o que eu prevejo que seja.

A motivação docente é uma problemática relevante no sistema educativo português, porque afeta, não só os professores, como também o funcionamento das escolas, uma vez que os docentes são atores fundamentais em todo o processo educativo.
Apesar da sua importância, a motivação docente tem perdido relevância, em termos de investigação, ao longo dos últimos anos. Porém, é cada vez mais importante conhecer os índices motivacionais dos professores, uma vez que eles contribuem, de forma incalculável, para a formação de várias gerações de cidadãos ativos.
Com o objetivo de analisar este aspeto numa ótica organizacional, considerando que a escola é, em si própria, uma organização, estamos a desenvolver, na Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, uma investigação com o título: A motivação profissional dos docentes do Ensino Básico e Secundário: a influência de variáveis organizacionais, individuais e pertencentes à interface sujeito-organização.
As questões inseridas no questionário referem-se às percepções que possui relativamente a um conjunto de variáveis que afetam a sua motivação profissional. As respostas facultadas são totalmente confidenciais, sendo toda a informação utilizada apenas para os efeitos desta investigação.
Não existem respostas certas ou erradas. Por favor, leia cuidadosamente cada questão e faculte a sua opinião honesta. Procure responder a todas as questões. O preenchimento do questionário demora cerca de 15 minutos.
O link para resposta ao protocolo de investigação encontra-se abaixo:
No final da investigação serão dados a conhecer os seus principais resultados, de forma a que todos possamos conhecer os níveis motivacionais dos docentes do Ensino Básico e Secundário portugueses.
A sua participação é bastante importante!
Muito obrigado!
O investigador responsável - João Viseu
____________________
Cumprimentos,
João Viseu

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.