quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Quem Tem Amigos Tem Tudo

O Trabalho Liberta - Auschwitz - Polónia
Fotografia de João Carvalho
 
Quem Tem Amigos Tem Tudo

Conheço o João Carvalho desde a ESA, andava ele no 3º Ciclo e eu leccionava por lá igualmente o 3º Ciclo sem nunca o ter apanhado dentro de uma sala de aula.
Foi isso mesmo que ele disse ontem à mãe, enquanto saía de casa, manhã cedo para se encontrar comigo no Café-Bar.

- Onde vais? Perguntou-lhe a mãe.
- Vou ter com uma professora.
- Foi tua professora de quê? E ele... eheheh... respondeu-lhe a verdade - Não foi!

De facto, não fui professora dele, embora tivéssemos partilhado espaços, nomeadamente a Sala de Estudo, os corredores e os espaços exteriores da ESA.
Entretanto o João Carvalho aproximou-se de mim, e eu dele, à conta deste blogue, presumo. Meu leitor atento, amante de Amarante, das fotografias e das histórias antigas que povoam o nosso burgo, provavelmente até do meu trabalho em geral, fomos trocando ideias, opiniões pelo chat do facebook até marcarmos encontro no café, estava já ele na faculdade, em Vila Real.

Por estes dias chegou de Erasmus, vindo directamente da Polónia, carregadinho de fotografias preciosas para o meu trabalho, nomeadamente as captadas em Berlim, Cracóvia e em Auschwitz-Birkenau... que eu ainda não me decidi visitar pelo mal que me farão estes sítios, eu sei!, carregados de memórias penosas para a História da Humanidade... e nem me vou alongar neste assunto porque este é um post feliz, de partilha e de entreajuda, de mãos enlaçadas a remarem para um ponto comum, professores e alunos, mesmo que não tenham sido "nossos", como é o caso!
Os meus alunos que este ano frequentam o 9º ano de escolaridade, já beneficiarão desta oferta generosa e desprendida do João Carvalho, que eles provavelmente nem conhecem, mas que fará toda a diferença nas minhas aulas que não estão arredadas da emoção e do sentimento, enfim, da humanização que precisamos de manter a todo o custo neste mundo cão. Provavelmente outros alunos beneficiarão igualmente das fotografias do João Carvalho, alunos que nem eu conheço, já que as minhas aulas têm muitos leitores vindos aqui do rectângulo, do Brasil e dos EUA, pasme-se!

Obrigada, João Carvalho! Deixas-me deveras sensibilizada pelo teu cuidado!

E é certo, o povo unido, jamais será vencido!

2 comentários:

JC disse...

E pronto lá vim eu parar ao blog e fico feliz por isso e por de certa forma ter ajudado. Não tenho muito a dizer depois do que li pois ficou tudo bem dito no blog, mas é sempre bom saber que alguém nos dá valor.
Agora é esperar pelos próximos episódios e pelo que prespetivo não vão ser nada maus. Kakakaka
Quanto a si não é preciso dizer nada pois já sabe o que penso do seu trabalho e da pessoa que é.
Obrigado

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada do coração! É claro que tenho de te dar valor. Com o teu gesto, vais enriquecer uma data de gente... a começar por mim!
Beijo grande!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.