quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sismo no Haiti

Sismo no Haiti

Há muitos vídeos disponíveis sobre este sismo que ocorreu no Haiti e todos nós já vimos, por certo, vídeos e fotografias que nos mostram a desgraça humana em proporções dantescas, com gente encurralada nos escombros, gente já morta que se amontoa aqui e ali, feridos que necessitam de cuidados urgentes, gente errante, sem eira nem beira, sem saber o que fazer, irmanada na mesma dor.
Em segundos, num ápice, a força avassaladora da Terra destruiu, literalmente, o Haiti.

15 comentários:

Anónimo disse...

Olá Anabela!

Já tive muitos "sismos" familiares e profissionais, que me abalaram até aos alicerces. Profundamente.

Nessas alturas, como nesta tragédia do Haiti (e quanta hipocrisia anda para aí a escorrer ...) ou do "11 de Setembro" ou do "Tsunami", sempre "me" pus em questão e ao meu valor relativo.
Sim! O que valho relativamente ao Cosmos que me envolve e ao Sofrimento lancinante de milhões?
Eu respondo: NADA!
Que vai ficar da minha passagem terrena? NADA!
Porque me preocupo tanto com uma qualquer "mesquinhez" da minha cabeçorra inútil, quando milhares e milhares e milhares apenas se preocupam em sobreviver????
Valemos muito pouco, realmente!
Eu diria, NADA!

E cá apareci outra vez ...
É bom vir aqui. Há gente dentro.

Um abraço.

Rui V

Em@ disse...

Não fui capaz de postar nenhum vídeo sobre sismo, porque me aterrorizavam demais.:(
Vou levar-te este.
Beijinho e obrigada

Anabela Magalhães disse...

Olá Rui!
Sê bem vindo.
Todos nós já tivemos os nossos "sismos" interiores que nos abalaram mais ou menos profundamente. Mas "isto" está para além disso pela dimensão atinjida, intolerável.
De facto nós não somos nada, talvez pequenos grãos perdidos no interminável areal da imensidão do deserto.
Fico sempre perturbada quando acontecem estes cataclismos, naturais ou provocados pelo reles Homem.
É assim que eu estou. Para baixo.
:(
Beijinho

Anabela Magalhães disse...

Leva Em@! Escolhi-o de entre todos os que já vi porque mostra claramente a violência e a força descomunal da Terra sem imagens violentas e chocantes.
Não que eu considere que não se deviam passar de todo, já que, por certo, as imagens da desgraça ajudarão e despoletarão mais rapidamente a ajuda internacional.
Fico a pensar... já viste o que deve ser olhares à tua volta e teres tudo destruído? As pessoas sem hipótese de serem socorridas? As infraestruturas todas colapsadas? Não teres água nem comida? Um país inteiro destruído?
Violento ver isto...

Hélio Matias disse...

Este é um dos parâmetros que desencadeia o meu ateísmo...porquê, mas porquê milhares têm de carregar com o sofrimento que não procuraram nem tão pouco incentivaram?
Nunca entendi porque não herdámos o Eden e só nos sobrou o que agora vivemos.
As rosas e mel substituíram-nos pelos espinhos e fel!
Recuso-me a aceitar isto!

Anabela Magalhães disse...

Complicado de digerir, Hélio, complicado mesmo...
:(

Anabela Magalhães disse...

Atingida... que raio...

Hélio Matias disse...

Não percebi o...atingida...que raio

Anabela Magalhães disse...

Agora até esbocei um sorriso!
O atingida é mesmo comigo, que por vezes publico os comentários sem ler e depois deparo-me com erros ridículos como "atinjida"! Mas qual atinjida! :)
Detectado o erro, resta a sua correcção, o mais rápido posível, para "apagar" a asneirada.
Enfim! :(

Anónimo disse...

Não se preocupe Anabela.
Com o novo acordo ... ortográfico, vale tudo!

É ... quase, como o novo acordo entre os sindicatos e a Isabelinha, voa, voa ... para Lisboa, que o resto é paisagem. Também valeu tudo. Menos para os interessados.
Acordai! (Lopes Graça)

É inacreditável!, como a República Dominicana (não das bananas, essa é a NOSSA!) não teve uma beliscadura e do lado de lá da fronteira a poucos quilómetros, a destruição total e miséria.

Às vezes, dá vontade de largar tudo e ir ao encontro dos que precisam de nós.
Mas, cada um lá tem a sua cobardia e "hipocrisiasinha", não é?
É fácil falar e dar "palpites" a milhares de kms ...

Boa noite e que os meus sonhos desta noite, se transformem em alimentos, água e medicamentos para todos os que sofrem!

Anabela Magalhães disse...

De facto é incrível, e não é porque os dominicanos tenham edifícios xpto porque o país também é bem pobre, segundo os nossos padrões.
E dá vontade. E há quem o faça. Esses são os excepcionais.
Beijo

maria eduarda disse...

E sabes que pensei logo, quando vi as terríveis imagens, "Eu devia ir para lá".
Isso sim, é uma catástrofe comparada com as nossas preocupações.

Anabela Magalhães disse...

Estas tragédias reduzem as nossas preocupações a quase nada, ou mesmo a nada. :(

Teresa Alves disse...

Olá Anabela,

é diante desta miséria que nos sentimos realmente impotentes!

Só espero que não venha a caridadezinha a que estamos habituados e que realmente todos se disponham a ajudar!

Beijinhos e que venha a bonança!

Teresa Mafalda

Anabela Magalhães disse...

Pois é, Mafaldimha do meu coração.
E só agora vi, Mafalda, aqui se juntaram, acho que pela primeira vez, os meus dois comentadores de Fafe!
Beijocas, Linda!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.