domingo, 17 de janeiro de 2010

Portugal 2010




Portugal 2010

Portugal, país onde nasci em tempos que já lá vão, em tempos de ditadura, mudou muito nestas últimas décadas. Se o 25 de Abril nos encheu a todos de esperança em dias melhores, que se cumpriram, em larga medida, nos últimos anos temos assistido a retrocessos vários vindos daqui e dali.
A nossa dívida externa é hoje assustadora e vai piorar em consequência e ao sabor das megalomanias e dos desvarios vários dos nossos governantes. A taxa de desemprego é hoje assustadora e vai continuar a piorar ao mesmo ritmo da destruição do emprego neste país. A sensação de insegurança é hoje mais assustadora do que nunca, fruto dos assaltos violentos, e mesmo extraordinariamente violentos, que assolam Portugal de Norte a Sul. A corrupção, ou o que vamos conhecendo dela, é hoje assustadora e mete coisas estranhas como histórias de off-shores, de robalos, de malas com dinheiro vivo para pagamentos esquisitos, de pressões para silenciar juízes, de construções desenfreadas em locais protegidos de construções desenfreadas e tenho de parar sob pena de alongar demasiado este post. Entretanto a burocracia cresceu de forma assustadora em todos os sectores, sendo o sector em que me movo um exemplo paradigmático deste crescimento desenfreado, mas também me chegam péssimas notícias de outros grupos profissionais quer sejam médicos, farmacêuticos, engenheiros, arquitectos, juízes... E, por falar em juízes, chegamos à Justiça e à imagem que hoje temos dela e que é assustadora.
E de susto em susto chegamos à qualidade dos políticos e das elites dirigentes deste país que é hoje, na maioria dos casos, absolutamente assustadora. Sem mais.
E, como é assustadora de impreparada, actua na mediocridade sem se conseguir elevar para além do exercício assustador de medíocre que faz do seu poder, seja ele pequeno ou grande, insignificante ou imenso.
E é vê-los por aí, gente que nunca foi nada de nada sem a sombra protectora de um partido político, que nunca se elevou pelo seu valor intrínseco, e que, ao apanhar-se com as rédeas do pequeno ou grande poder, incham em cima dos estrados, montados em tacões altos e pose de posso, quero e mando, de dedo em riste cortando o ar, bramindo o seu chicote, ameaçador, perante os seus subalternos que se querem dobrados, silenciosos, rastejantes, despojados de qualquer opinião, sobressalto inquietante que é preciso silenciar.

Portugal de hoje também se faz de histórias de gente assim. E este é o Portugal que não me interessa de todo.
A escola de hoje também se faz de histórias de gente assim. E esta é a escola que não me interessa de todo.

Nota final - O meu almoço passou-se entre histórias vindas de Aveiro, contadas na primeira pessoa, que arrepiaram os meus cabelos curtos e os deixaram absolutamente em pé.
Histórias de prepotência, de autoritarismo, de má educação, da parte de quem não sabe exercer o seu papel de Director, neste caso de uma Escola.
Portugal quer-se silenciado, amordaçado, aviltado, achincalhado por parte de gente que exerce o "seu" poder sem preparação e sem escrúpulos.

9 comentários:

Em@ disse...

Nem a mim, nem a mim!

Anónimo disse...

Olá Anabela!

Tarde de Domingo ... a aturar a estupidez deste tempo meteorológico. Não passou Cristo por aqui. Tenho a certeza!

Já estou a abusar, não é? Está-se bem ...
Espero não tirar clientela.

O Portugal 2010, é este que a "Annie Lennox" canta, encanta e desencanta-nos, os portugueses!

http://www.youtube.com/watch?v=rJE_Sc1Wags&feature=fvw

Em tempos, por altura do 11 de Setembro em NY, uma jornalista de "trazer por casa", teve o "arrojo (parvoíce!)" de perguntar a um português lá residente, se tinha receio do que estava a acontecer.
Resposta pronta e muitíssimo inteligente:
- Olhe, minha filha, antes morrer em Nova Iorque, que viver em Portugal!

Eu penso o mesmo. Só ainda não arranjei a oportunidade e o destemor de o fazer. Lamento. A mim, principalmente!

Um Xi! Rui V

Anabela Magalhães disse...

Pois... e para onde ir?
Que tristeza!

Anabela Magalhães disse...

Olá Rui!
Vá lá que a chuva, por aqui, nos deu umas tréguas!
Mas qual abusar! Espero que te sintas por aqui tão bem como pela tua casa!
Quanto a sair daqui muitos já o fizeram.
O país é estreito. Principalmente de juízo.
Bj

Ricardo Pinto disse...

Precisamos de limpar Portugal.
Já há quem queira vir limpar Amarante. Recebi hoje um e-mail de fonte fidedigna que me pediram para postar no meu blogue. Se a Anabela se quiser juntar a esta causa, «Limpar Amarante», faça o favor de ir ao meu blogue.
Bom domingo!

Ricardo Pinto disse...

Chuva, já estou a entar em stress...

Abaciente disse...

Pois é Anabela em Portugal gastam-se milhões e milhões na formação: é na justiça,é no ensino, é na medicina e é ...é ...é.
Quanto mais formação se faz mais deformadas vem as pessoas, quem está á frente desses centros de formação é que precisava de formação.
São os centros de formação locais de acolhimento dos "meninos" do PS e PSD todos os conhecem e ninguém os contesta. Enfim são novas oportunidades.

Anabela Magalhães disse...

Sê bem vindo, João!
Pois é, vivemos num país de faz de conta. Faz de conta que estamos bem e que tudo funciona com normalidade...
Abraço

Anabela Magalhães disse...

E vamos ter que limpar Portugal, Ricardo! Assim e assado!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.