sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Acordo - Pontos Fortes e Pontos Fracos - Primeiro Capítulo

Acordo - Pontos Fortes e Pontos Fracos - Primeiro Capítulo

Pontos fortes

1º - Ponto muito forte - A carreira é única. A categoria de Professor Titular está definitivamente enterrada, para mal de alguns, de alguns titulares, bem entendido, a quem já tinha subido a titularidade à cabeça, provocando um verdadeiro inchaço que se propagou por todo o corpo, fazendo com que alguns já mal passassem entre as portas; e para bem de muitos, de muitos titulares que se recusaram a inchar e para os zecos que se livraram, assim, desta verdadeira peçonha.

2º - A carreira é única para Educadores de Infância, Professores dos três níveis de ensino e do ensino especial.

3º - A carreira volta a estar estruturada em 10 escalões, como antes estava estruturada "avant" Milú, com um tempo de permanência de 4 anos em cada escalão, excepto no 5º em que este tempo é reduzido a 2 anos.

4º - Desaparece a aberração da Prova de Ingresso para os contratados que durante este último ciclo de avaliação, que foi uma verdadeira palhaçada, diga-se de passagem, tenham obtido nota de Bom, Muito Bom ou Excelente.

5º - Desaparece o estrangulamento das quotas na passagem do 2º para o 3º escalão.

Pontos Fracos

1º - Ponto muito fraco - No reposicionamento na nova carreira quase todos ficam a perder. E por vezes perdem mesmo muito. É o meu caso, atirada que sou do antigo 7º escalão para o 4º da nova carreira. Uma verdadeira vergooooonha!
Voltarei a este assunto em próxima postagem.

2º - A Prova de Ingresso mantém-se para quem pretende ingressar na carreira e terá lugar após o cumprimento de um ano de Período Probatório.

3º - Ponto muito fraco - Mantêm-se os estrangulamentos na passagem do 4º para o 5º e do 6º para o 7 escalão através da fixação de quotas anuais.
Bem sei que o estrangulamento não está agora tão estrangulado mas, caramba!, assinarem, aceitarem e engolirem quotas duplas foi obra de Alçada... ou de Ventura... ou quiçá dos dois!

Nota - Continua no próximo capítulo. Não perca!

14 comentários:

Maria Fernandes disse...

Esta coisa que chamam de acordo diz o seguinte:

d) Que os professores que se aposentem até 2015 serão reposicionados num novo índice salarial de topo (índice 370), mesmo que não se encontrem nesse índice no momento da aposentação.

E eu???
Faltam-me 2 anos para completar os 65 anos e aposentar-me. Tenho 20 anos de tempo de serviço, incluindo a bonificação de 4 anos do mestrado. Estava no antigo escalão 7, actual 4. Há alguém aí com tanto azar como eu???
DUVIDO!!!

Anabela Magalhães disse...

Sê bem vinda, Maria.
Eu também sou atirada para o 4º escalão. E eu estava a cerca de um ano de mudar para o 8º quando me congelaram, salvo seja!
Agora vê a minha vida. Faltavam-me 2 escalões para chegar ao topo, agora faltam-me 5!
Porca miséria!
Sinto-me roubada depois de congelada!
Arre!
Agora diz-me... como é que tu só tens 20 anos de serviço?

Em@ disse...

Eu nem falo por enquanto sobre a transição, porque 1º há um assunto em tribunal para ser resolvido.
E depois, em relação a isto tudo, acho que, ao fim e ao cabo, ganhamos muito pouco. Aliás o contentamento da IA indicava isso mesmo...
Mas como sempre espro, sentada mais um tempo.
E eu, Fernanda, muito sinceramente, não acredito nessa alínea d)

Anabela Magalhães disse...

Já viste, Em@, que eu estou sem pachorra para continuar a analisar isto de uma vez só. Amanhã gramarei mais uma dose. Agora sei que este acordo foi uma porcaria relativamente ao que defendemos na rua.
Então não aceitávamos quotas num estrangulamento e agora gramamos com quotas duplas?! Ou sou eu que estou com um Dom Perignon ou então foram eles que o beberam antes de assinarem semelhante coisa!

Em@ disse...

Não está não,MIga! Nós ficámos pior...Os Sindicatos ganharam porque ganharam em relaçao ao que a Sinistra batia o pé, mas perderam, porque nó professores, perdemos o que exigimos na rua.
Olha, eu ontem vi a saída da dita maratona. Quando vi o sorriso da IA, pensei: estamos lixados. E vais ver que vou ter razão.
Tu acreditas nesa alínea d) de que a Fernanda falou? Achas isso possível?
Ai cum carago, Anabela! :(( Se eu já estava farta, agora vomito de indisposta!

Anabela Magalhães disse...

Eu aguardo para ver. Ai cum carago mesmo!

Em@ disse...

Ai cum carago, tanta gralha!

Corrigindo:
Não estáS não,Miga! Nós ficámos pior...Os Sindicatos ganharam porque ganharam em relação ao que a Sinistra batia o pé, mas perderam, porque nóS professores, perdemos o que exigimos na rua.
Olha, eu ontem vi a saída da dita maratona. Quando vi o sorriso da IA, pensei: estamos lixados. E vais ver que vou ter razão.
Tu acreditas nesSa alínea d) de que a Fernanda falou? Achas isso possível?
Ai cum carago, Anabela! :(( Se eu já estava farta, agora vomito de indisposta!

E vomito mesmo!
Já comi uma caixa de "Mon Chéri"...

Anabela Magalhães disse...

Ai cum carago! E eu ataquei as bolachas!
Ainda não vi os sorrisos. Agora vou dormir. :)
Depois encho-me de coragem e vou buscar a dita reportage à SIC
Beijocas

Maria Fernandes disse...

Anabela, esclareço então;
Só tenho 20 anos de tempo de serviço, incluindo a bonificação de 4 anos do mestrado. Faltam-me 2 anos para completar os 65 anos e aposentar-me proporcionalmente com 40% do vencimento actual (pouco mais do que um salário mínimo). Pelo ECD anterior chegaria ao 9º escalão aos 65 anos.
Portanto,estava a meio do antigo escalão 7 (actual 4, o mais prejudicado por este acordo de m****). Não tenho mais tempo para "aproveitar" as migalhas das tais "majorações"...

Anabela Magalhães disse...

Pois é, Maria, nós os do antigo sétimo escalão estamos na zona negra. Tu, pelos vistos, na zona muito negra, Maria. Lamento.
Será que ainda poderão alterar estes reposicionamentos, completamente injustos?
Vou ao meu sindicato, saber como estamos de modas... :(
Uma coisa é certa - Estamos lixadas! Eu menos que tu porque "só" tenho 48 anos!
Ai que tristeza!
Beijinho

Maria Fernandes disse...

"Vou ao meu sindicato, saber como estamos de modas... "
Anabela, agradecia que publicasses aqui o que descobrires no sindicato sobre os desgraçados como nós.
Obrigada

Anabela Magalhães disse...

Publicarei, Maria.
No meio de tudo isto nós somos carne para canhão!
Beijinho

maria eduarda disse...

Ai cum carago! Chego agora e estais indispostas!

Anabela Magalhães disse...

Pois chama-lhes indispostas...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.